Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Sexta-feira, 27 de Novembro de 2020, 16h:01

Associação que fornece refeições a pacientes de câncer faz bingo para arrecadar doações

Elloise Guedes
Única News

(Foto: PJC-M)

A Associação Voltada para Generosidade, Amor e Solidariedade na Luta contra o Câncer (Avogas), que fornece diariamente refeições gratuitas aos pacientes e acompanhantes em tratamento no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, fará este ano um bingo beneficente para angariar doações e conseguir fazer frente aos custos da entidade. O evento ocorre de forma online, por meio das redes sociais, no dia 18 de dezembro.

A Avogas, manteve seu funcionamento, mesmo diante da pandemia do novo coronavírus. Localizada em anexo ao complexo da Santa Casa, na Capital, a associação viu as refeições aumentarem, já que mais pessoas estão se tornando vítimas do câncer. A instituição filantrópica, sem fins lucrativos, já realizou mais de 20 mil atendimentos desde sua fundação.

Devido à pandemia, o volume de doações caiu significativamente e a Casa necessita da ajuda por parte da sociedade para continuar realizando o trabalho voluntário junto àqueles que mais precisam.

De acordo com a presidente da entidade, Elvira Palmas, a Avogas viabiliza uma refeição diária, disponível de segunda a quinta-feira, para aqueles que realizam os tratamentos de saúde, em especial de quimioterapia e radioterapia, diagnosticadas com câncer.

“Vivemos de doação e de um Bingo Beneficente, que neste ano será diferente, on-line. Infelizmente a Pandemia da Covid-19 não nos dá a chance de um encontro com os amigos. Mas queremos que nos ajudem adquirindo sua ou suas cartelas".

Conforme a presidente, devido à crise financeira, as doações caíram, uma vez que muitas delas são feitas por parte de empresários locais, afetados pelos impactos econômicos. Além disso, a instituição conta com funcionários remunerados e possui uma despesa mensal considerável.

Para ela, muitas pessoas estão precisando de ajuda neste momento e fazer algo para ajudar diante da enfermidade vale a pena e faz toda a diferença. “Neste momento estamos precisando de todo tipo de ajuda, seja em dinheiro ou em mantimento, como frutas, verduras, carnes e até produtos de limpeza”.

A paciente Silvia Regina, que é moradora de Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá) e faz o tratamento de câncer de mama na Santa Casa, disse que é muito difícil manter o tratamento e ainda ter que ficar comprando comida. Ela ainda exaltou o trabalho dos voluntários e agradeceu a ajuda.

"Estou em Cuiabá desde o dia 9 de setembro e faço tratamento de câncer de mama. Fui informada que tem uma associação que oferece almoço, para todas os pacientes de câncer que passam por este hospital. Eu procurei encontrar a associação e falei com a Elvira e ela me apresentou a casa. Foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida, por que, a gente que vem de fora, chegamos sem dinheiro e com muita dificuldade, para ter que pagar almoço em restaurante é muito difícil. A importância do almoço da Avogas pra nós é muito grande, eu quero agradecer de coração o trabalho de voluntários", disse a paciente

O bingo

817d1b0d-4235-40a6-a670-0c2bba8fb4b7.jpg

 

Desde a existência da entidade, é realizado um bingo beneficente para ajudar no custeio da instituição. O bingo este ano ocorre no dia 18 de dezembro, a partir das 15h, no canal do YouTube da SPLENDORE e também da AVOGAS. O valor da cartela é de R$ 35 e conta com 10 prêmios. Ele pode ser adquirido na sede da instituição.

O prêmio principal será um pacote de viagem para Maceió de 5 dias, com direito a um acompanhante. O segundo é um notebook, o terceiro uma TV de 50 polegadas, o quarto um celular Samsung, o quinto um ar condicionado, o sexto R$ 1 mil em dinheiro, o sétimo uma tela do artista plástico Jonas, o oitavo um micro-ondas, o nono um relógio feminino e o décimo uma cesta com produtos Natura e Marikay.

O sorteio online será feito pelo Facebook e monitorado por computador e globo elétrico, não sendo obrigatória a presença do participante no local.

Aos interessados em contribuir com Avogas e querer comprar cartelas, basta entrar em contato pelo telefone (65) 3621-8956, para maiores informações.