Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Segunda-feira, 30 de Novembro de 2020, 18h:58

Mais obras e oxigenação do secretariado; saiba as prioridades de Emanuel

Euziany Teodoro
Única News

(Foto: Marcus Mesquita)

O prefeito reeleito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), em entrevista à TV Única já em seu primeiro dia após garantir a cadeira do Palácio Alencastro por mais 4 anos, elencou quais serão suas principais medidas a partir de janeiro de 2021 e admitiu que vai fazer mudanças no primeiro escalão de seu staff, para dinamizar a administração.

Para o prefeito, quando uma mesma pessoa ocupa um único cargo por muito tempo, pode ficar cansativo e tende a se acomodar. Com a dinâmica de cargos, “quem ganha é a população”.

“O pessoal fala que não pode mexer em time que dá certo. É verdade, mas você não pode mexer no líder. Quando você deixa uma mesma pessoa muito tempo no cargo, a pessoa tende a se acomodar, a produção começa a cair e a sociedade acaba sendo o prejudicada. O remanejamento de quadros é muito melhor para a população, é muito melhor para a boa gestão pública, é muito melhor para atender os desejos da sociedade cuiabana e meu compromisso é com população”, disse.

O prefeito ainda avalia se mantém apenas a equipe econômica como está, sob o comando de Antônio Roberto Possas de Carvalho, devido aos bons resultados até aqui.

“Eu não vou repetir os secretários. Mesmo aqueles que forem ficar, que forem continuar, vão mudar de cargo. Talvez a equipe econômica, pela boa política de gestão fiscal que estamos fazendo, posso preservar, mas ainda estou avaliando. Mas, as demais, vai ser bom para a gestão e melhor ainda para a população a oxigenação. Novos nomes, novas pastas, novos desafios e uma dinâmica muito maior”, explicou.

Emanuel ainda citou as obras que pretende entregar ainda este ano, antes de dar início a novos projetos em janeiro.

“Não posso falar de janeiro de 2021, sem falar de dezembro de 2020. O mandato ainda não acabou e eu não paro de entregar obras, ações e projetos. Eu quero entregar ainda quatro áreas de lazer, vou entregar a UPA Leblon, então vão ser duas UPAs no mesmo mandato. Universalizar a oferta de serviço da atenção secundária, nas UPAs e policlínicas. Entregar o viaduto Murilo Domingos na Avenida Beira Rio, próximo da ponte Sérgio Motta, além de entregar a unidade básica de saúde do Jardim Imperial e do CPA 4. Vou entregar também o residencial Nico Baracat 1, 2 e 3”.

A partir do ano que vem, de início serão avanços na atenção básica de saúde e transporte coletivo. O prefeito promete metade da frota de ônibus com ar condicionado ainda no primeiro ano de mandato e idade média dos veículos mais nova.

“Vamos avançar na oferta de atenção básica, com a Hora Estendida na saúde, na atenção básica. Cada região de Cuiabá vai ter duas unidades básicas de saúde funcionando com hora estendida. Isso é fantástico para trabalhadores e seus familiares. Durante o ano que vem, metade da frota de ônibus terá ar-condicionado. Cuiabá será a única capital do País com metade da frota com ar-condicionado, idade média mais nova. Até o final do próximo mandato, queremos 100% da frota com ar-condicionado. Aí Cuiabá vai escrever uma nova história no transporte coletivo. Vamos implantar mais abrigos de ônibus. Estamos tirando aqueles ferros velhos retorcidos para um modelo que respeita o meio ambiente e protege o usuário, sustentável e com energia solar para proteger o usuário à noite e dar mais segurança para o trabalhador e trabalhadora”.

Também serão implantadas novas estações de ônibus climatizadas, a exemplo da que funciona na Praça Alencastro, além da nova etapa da Orla do Porto e revitalização do Mercado do Porto.

“Durante o ano que vem quero entregar, no mínimo, mais duas estações climatizadas, que vão ser no CPA 1 e CPA 3, e vamos lançar também estação climatizada no Coxipó. Até o aniversário de 302 anos de Cuiabá, em 8 de abril, teremos o ícone de cultura e gastronomia, o Mercado do Porto, totalmente requalificado, redesenhado e vai virar um cartão postal. Mais dignidade e segurança para os permissionários, os feirantes e muito melhor acolhimento, lazer e prazer para os milhares de clientes que vão diariamente, especialmente nos finais de semana”.

“Vamos entregar também a ‘Orla do Porto 2’ até o aniversário de Cuiabá, revitalizando e mantendo a política de revitalização da nossa região Beira Rio, especialmente às margens, para desenvolver Cuiabá de frente para o rio. Vamos arborizar da Ponte Júlio Muller até o Parque de Exposições, recuperando toda essa margem e fazendo uma linda área de lazer”, explicou.

Veja a íntegra da entrevista: