(Foto: reprodução)
Ao apresentar o projeto do novo modal para Cuiabá e Várzea Grande, o governador Mauro Mendes (DEM) disse que o BRT trará diversos benefícios à Capital, como arborização e criação de ciclovia.
Durante a entrevista, Mendes apresentou o projeto de como ficará as avenidas de Cuiabá com o novo modal.
A arborização está prevista para ser feita na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), sendo que é uma das avenidas principais do trajeto do modal.
Outra vantagem é a implantação de um parque linear na Capital, o que não seria possível com o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).
O custo para a conclusão da obra será de R$ 430 milhões, com a aquisição de 54 ônibus. O edital de licitação deve ser publicado já em maio de 2021, enquanto o VLT conseguiria somente em junho de 2022, devido a processos jurídicos.
O BRT funcionará com eletricidade, sendo bateria recarregável, com o tempo de implantação do modal em 24 meses.
Veja o quadro com as diferenças: BRT X VLT
Confira o comparativo:
Atributos |
BRT |
VLT |
Matriz energética |
Eletricidade (bateria recarregável) |
Eletricidade (cabos aparentes – catenárias) |
Tarifa (exclusivamente do modal) |
R$ 3,04 |
R$ 5,28 |
Custos para conclusão da obra |
R$ 430 milhões (com aquisição de 54 ônibus elétricos) |
R$ 763 milhões |
Tempo de Implantação |
24 meses (ordem de serviço) |
48 meses (incluída a preparação da PPP) |
Possibilidade de Ampliação da Rede |
Fácil |
Difícil |
Ruídos |
Baixo |
Baixo |
Climatização dos veículos |
Sim |
Sim |
Velocidade |
25,02 km/h |
21,30 km/h |
Número de integrações para o passageiro |
Menor |
Maior |
Número de veículos |
54 (incluído 4 reservas) |
29 (incluído 3 reservas) |
Impacto visual |
Zero |
Alto (catenárias expostas) |
Compartilhamento da infraestrutura pelos demais ônibus |
Possível |
Impossível |
Compartilhamento da infraestrutura por veículos de segurança e saúde |
Possível |
Impossível |
Acessibilidade |
Sim |
Sim |
Número de passageiros transportados/dia |
155.181 |
118.185 |
Conflito Regulatório (entre os municípios e o Estado e entre os operadores) |
Baixo |
Alto |
Arborização (CPA, Fernando Correa) |
Possível (criação de Parque Linear) |
Impossível |
Implantação de Ciclovia |
Possível (av. do CPA) |
Impossível |
Forma de Contratação |
Licitação da obra e dos veículos |
Imbróglio para contratação da fabricante dos trens (declarada inidônea pelo Governo do Estado e mantida pelo Poder Judiciário) |
Terminais Climatizados |
Sim |
Sim |
Tempo para Publicação de Edital de Licitação das Obras |
Maio/2021 |
Junho/2022 |
Impacto no Trânsito |
Menor |
Maior |