Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2021, 10h:44

Cinco pessoas são reinfectadas em MT; Figueiredo confirma que foi uma delas

Abraão Ribeiro
Única News

Cristiano Antonucci

Depois de muita especulação em torno do assunto, o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, confirmou que realmente foi reinfectado pelo novo coronavírus.

E ele não é único caso no Estado. Figueiredo disse ainda que além dele, mais quatro pessoas estão em processo de investigação para certificar se foram contaminadas novamente pela Covid-19.

O secretário testou positivo após 90 dias ter sido curado da doença. Ele testou positivo para a Covid-19 pela primeira vez no dia 25 de junho de 2020.

Figueiredo considerou que dessa segunda vez as comorbidades que ele tem influenciaram na sua internação por 18 dias na UTI semi-intensiva do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Gilberto é do grupo de risco e tem comorbidades por ser diabético e Doença de Crohn.

Para o secretário, o vírus foi o principal complicador.

"A covid foi a principal, com a pneumonia, que afetou bastante minha área pulmonar", disse.

Mesmo assim, o gestor pontuou que a certeza é que dessa última vez testou positivo em Mato Grosso e lá no Albert Einstein. Ele testou positivo para o novo coronavírus pela primeira vez em junho de 2020 e no final de novembro voltou a apresentar os sintomas do vírus, levantando suspeita sobre a reinfecção.

A possível reinfecção foi negada algumas vezes pela assessoria do Governo do Estado, e muitas especulações apareceram na mídia sobre a real situação da saúde do secretário.

"Todos os insumos necessários foram encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz que é quem faz essa análise com mais profundidade. Então, é um caso em investigação. No Estado do Mato Grosso, se não me engano, temos cinco casos encaminhados para investigação e isso demora para sair", concluiu.