Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Terça-feira, 19 de Janeiro de 2021, 15h:50

Cuiabá recebe 8 mil doses da vacina e começa imunização nesta quarta, 20

Euziany Teodoro
Única News

Luiz Alves/Secom Cuiabá

As primeiras 8 mil doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19, chegaram há pouco ao centro de distribuição de Cuiabá. Do total de 15 mil doses desta primeira fase, foram entregues 8.027 pela Secretaria de Estado de Saúde.

A imunização na capital começa às 10h da manhã desta quarta-feira (20) e será feita, nesta primeira etapa, em apenas um lugar: o Centro de Eventos do Pantanal. Serão vacinados trabalhadores da saúde que atuam em UTIs, pronto atendimento e enfermarias e idosos acima de 60 anos institucionalizados (asilados ou abrigados).

“A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que recebeu, na tarde desta terça-feira (19), quatro caixas com 8.027 doses da vacina CoronaVac, referentes à primeira fase de vacinação contra a covid-19, que irá contemplar trabalhadores da saúde que atuam em UTIs, pronto atendimento e enfermarias e idosos acima de 60 anos institucionalizados (asilados ou abrigados)”, informou a Prefeitura.

A previsão é que a mesma quantidade de doses seja entregue em cerca de 10 dias pela Secretaria de Estado de Saúde ao Município, para concluir o processo de imunização do público-alvo, já que a vacina, para surtir efeito, necessita de duas aplicações, com intervalo de 14 a 28 dias.

“A SMS informa que, inicialmente, as doses serão armazenadas na Vigilância Epidemiológica do Município para depois serem transportadas para o Centro de Eventos do Pantanal, onde funcionará o polo central de vacinação, a partir desta quarta-feira (20)”.

Com relação às doses destinadas aos povos indígenas, foram enviadas 60 mil doses para o Estado de Mato Grosso, que as destinou para o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), sendo este o órgão responsável pela imunização dessa parcela da população.