Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Terça-feira, 19 de Janeiro de 2021, 22h:49

Exoneração de Catão da presidência do Indea é publicada e diretores alterados

Euziany Teodoro
Única News

Montagem: Única News

A exoneração do agora ex-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Marcos Catão, foi publicada no Diário Oficial que circulará nesta quarta-feira (20).

Catão pediu exoneração do cargo para "evitar desgastes à imagem da instituição", enquanto responde à denúncia de assédio sexual contra uma ex-assessora, de 19 anos, supostamente ocorrida em novembro do ano passado.

Vale ressaltar que Catão continua trabalhando no órgão, na função de médico veterinário, já que é servidor efetivo há 27 anos.

Além da exoneração dele, dois cargos de diretoria também foram alterados, de acordo com o Diário Oficial. Luiz Gustavo Tarraf Caran assume a diretoria de Administração Sistêmica e Silvana da Silva Amaral assume a Coordenadoria de Defesa Sanitária Animal. Ambos são efetivos.

Emanuele Gonçalina de Almeida ocupa a presidência interinamente. Segundo as fontes do Única News, ela deve ser efetivada no cargo nos próximos dias.

Diário oficial

Mudanças no Indea exoneração Catão

 

A denúncia

Uma jovem de 19 anos, até então assessora técnica no Indea, registrou um boletim de ocorrência por assédio e importunação sexual contra o chefe, presidente do Indea, Marcos Catão, em novembro de 2020.

A assessora relatou que foi até a sala do presidente para repor as garrafas de água e começou a conversar com Marcos. Em determinado momento, ele disse que ela não precisaria de usar máscara dentro de sua sala e, em seguida, começou a massagear o pênis por cima da calça, por alguns minutos e olhando para ela.

Ela relatou na denúncia que ficou em estado de choque, mas voltou no dia seguinte ao trabalho. Ela contou ao pai o ocorrido, que a encorajou a registrar um boletim de ocorrência e pedir exoneração, o que ela fez.

Diário oficial

Mudanças no Indea exoneração Catão

 

Diário oficial

Mudanças no Indea exoneração Catão