Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quinta-feira, 21 de Janeiro de 2021, 10h:10

“Vacinas devem imunizar apenas 3% da população mato-grossense”, diz Figueiredo

Claryssa Amorim
Única News

Reprodução do vídeo

O secretário estadual de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo, anunciou que nesta primeira etapa, Mato Grosso vai vacinar apenas 3,58% da população, porém, pediu “paciência” à população.
Isso porque o Estado recebeu do Governo Federal apenas 126.160 mil doses, sendo que são mais de 3 milhões de pessoas que vivem em Mato Grosso.

Os 141 municípios deram início a imunização contra a Covid-19 nessa quarta-feira (20), após receberem as doses da vacina de acordo com a demanda da cidade. Nesta primeira fase, a prioridade é vacinar os profissionais da saúde.

Mesmo sendo um pouco mais de 3% que serão imunizadas no Estado, o secretário disse que as pessoas não precisam ficar preocupados, pois ocorrerão outras fases da vacinação após chegada de mais lotes.

“É importante frisar a toda a população que Mato Grosso recebeu nessa primeira remessa apenas 3,58% da sua população. É um número muito pequeno de vacinas. É um universo pequeno de vacinação. Não precisa as pessoas correrem ansiosas para os postos de saúde, porque a maioria das vacinas que vieram são para atender os profissionais de saúde. Tem que ter um pouco de paciência”, disse durante entrevista ao Bom Dia Mato Grosso, nesta semana.

Ele esclareceu que o número de vacina diminui porque são duas doses por pessoa, ou seja, nessa primeira etapa, serão cerca de 60 mil pessoas imunizadas.

Lembrando que por ser pouco o número de doses distribuídas pelo Governo do Estado, nem ao menos pessoas de grupos prioritários conseguirão ser vacinados, neste momento.

“Então, vai demorar um tempo longo para que o Brasil tenha à disposição um quantitativo de vacinas para a maioria da população. O ideal é que 60% a 70% da população seja vacinada”, disse.