Cuiabá, 13 de Outubro de 2024
00˚
00˚C
00˚C
Cuiabá
facebook twitter instagram youtube

JUDICIÁRIO Sexta-feira, 02 de Junho de 2023, 09:46 - A | A

02 de Junho de 2023, 09h:46 - A | A

JUDICIÁRIO / CANDIDATOS

Desembargadores do TJMT são indicados para ministros do STJ

Escolha dos novos ministros da Casa Alta será realizada no dia 23 de agosto

Ari Miranda
Única News



Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) Marcos Machado e Serly Marcondes Alves foram indicados pela Corte Estadual às vagas de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A informação foi confirmada pela assessoria do TJ de Mato Grosso. O prazo para que os TJs indicassem seus candidatos para as duas vagas remanescentes encerrou na última quarta-feira (31/05).

Conforme a relação de candidatos divulgados pelo STJ, 59 desembargadores, divididos em 54 homens e seis mulheres, irão disputar as duas vagas em aberto no Tribunal – a primeira delas por conta da aposentadoria do ministro Jorge Mussi; e a segunda vaga aberta após a morte do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, em 8 de abril deste ano.

A região Centro-Oeste, com apenas sete desembargadores indicados, é a menor em número de indicados ao STJ. Já a liderança ficou com o Nordeste, com 15 desembargadores.

A escolha dos novos munistros ocorrerá no durante sessão da Corte, no dia 23 de agosto. A lista de indicados será enviada ao presidente Lula (PT) que fará a escolha dos desembargadores para o cargo.

Passado este processo, os indicados pelo Presidente da República serão sabatinados pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Além disso, os escolhidos também terão que ser aprovados pelo plenário da Casa Alta antes de serem nomeados e empossados.

SOBRE O STJ

O Superior Tribunal de Justiça é composto por 33 ministros. Podem ocupar as vagas juristas e magistrados, com idades entre 35 e 60 anos.

As cadeiras do Tribunal são divididas da seguinte maneira:

- 11 vagas ocupadas por juízes dos Tribunais Regionais Federais (TRFs);
- 11 por desembargadores dos Tribunais de Justiça (TJs), indicados em lista tríplice elaborada pelo próprio STJ;
- 11 vagas que podem ser ocupadas por integrantes do Ministério Público Federal (MPF), Estadual (MPEs), do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) ou advogados com notório saber jurídico.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia