Por Suelen Alencar | Única News
(Foto: G1)

O MST ocupa nessa manhã desta segunda feira, (01/08/2016), a BR 163 na aproximadamente 40 KM do trevo do lagarto, a ocupação é para denunciar a morosidade do INCRA em efetivar os assentamentos. Por isso a mesma se dá em frente a Fazenda Gleba Espinheiro Itamaracá, área totalmente improdutiva, localizada no município de Acorizal, a 60 Km da capital Cuiabá, de Propriedade de Celso Biancardini da Silva. A área é de 2.600,00 ha de completa copeira, não está cumprindo a função social e tem capacidade para assentar cerca de 80 famílias e que desde 2015 o INCRA tem parecer de ganho na justiça.
Segundo Lucinéia Miranda, integrante do MST essa paralisarão é para reividicar também " os cprter que o INCRA vem sofrendo afeta todo o ´processo para regulariza o assento". Cerca de 200 familias ocupam a aréa "aqui tem criança, adulto todos lutando por um processo que se arrasta anos"aponta.
Ocupação
Segundo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra a área que foi ocupada em 2003 após vistoria realizada pelo INCRA, deu-se improdutiva. O laudo contestado pelo proprietário estava com processo judicial desde 2005 e passou pelas diversas instancias até chagar no STF. No final de 2015, o STF deu ganho de causa ao INCRA, no entanto, o INCRA não tramitou os procedimentos burocráticos necessários para proceder o assentamento das famílias reivindicadas pelo MST.
Segundo infomações do próprio movimento alguém do Incra já estava se deslocando até o local para dialogar com os manifestantes " as famílias esão cansadas de esperar pela "boa vontade" do INCRA, ocupamos este latifúndio para denunciar a paralisação da Reforma Agrária e das políticas voltadas para a Agricultura Familiar Camponesa, bem como para exigir que o INCRA tome as medidas necessárias para concretização imediata do assentamento das família", descrev o movimento por meio de nota.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3