Da Redação
g1 PR
O Arquivo Público do Paraná é o segundo maior do país e abriga cerca de 100 mil documentos sobre imigração - a maior parte digitalizados. Os registros trazem informações que podem comprovar o parentesco com países de origem dos imigrantes por quem busca conseguir a dupla cidadania.
De acordo o governo estadual, cerca de 90% dos pedidos feitos por mês ao Arquivo são sobre Registros de Imigrantes.
O acervo inclui dados de registros dos desembarques de imigrantes no Porto de Paranaguá, no Litoral, desde a segunda metade do século 19, entradas em hospedarias e colônias paranaenses, além de processos de naturalização do século 20.
“O Arquivo Público é, muitas vezes, o ponto de partida para esses processos. Caso o solicitante encontre a documentação que comprova a ligação com alguém que tenha imigrado no Paraná, emitimos uma certidão com a transcrição literal do registro, atestada pela nossa Seção de Documentação Permanente”, orienta a chefe do Departamento de Arquivo Público, Kassia Cavalari Basso.
De acordo com o governo estadual, o Arquivo Público do Paraná é um dos únicos do país que faz a emissão de certidões de graça. Veja um passo a passo de como buscar as informações:
1 - Para pedir o registro de imigrantes é preciso acessar o site do Arquivo Público e os Registros de Imigrantes já digitalizados;
2 - Busque pelo sobrenome desejado, considerando a possibilidade de diferentes grafias ao longo dos anos;
3 - Ao localizar o registro necessário, o interessado deve enviar um e-mail para [email protected] pedindo a certidão correspondente.
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