05 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

PARANÁ Sábado, 15 de Junho de 2024, 14:55 - A | A

15 de Junho de 2024, 14h:55 - A | A

PARANÁ / REDUÇÃO TERRITORIAL

Paraná perderá faixa de terras para Santa Catarina a partir de 2025; entenda o motivo

Imprecisão na divisa entre os dois estados provocou a mudança territorial.

Mariana Gomes
Portal RIC



Uma imprecisão encontrada entre Santa Catarina e Paraná levou o território paranaense a “diminuir”. Uma área de 490 hectares ao longo de uma linha de cerca de 28 quilômetros agora passa a fazer parte do estado catarinense.

De acordo com estudos realizados por técnicos da Diretoria de Gestão Territorial (Diget) do Instituto Água e Terra (IAT), havia uma imprecisão na divisa entre os dois estados. Portanto, a equipe realizou uma vistoria na região limite entre os municípios paranaenses de Guaratuba e Tijucas do Sul e as cidades de Garuva, Campo Alegre e Itapoá, no norte catarinense.

Após a constatação da inconsistência dos marcos físicos de divisão territorial e dos mapas geográficos, foi definida a mudança do tamanho dos territórios. Por isso, a partir de 2025, o Paraná diminui e Santa Catarina cresce.

A vistoria foi realizada a partir de uma pesquisa no acervo da Divisão de Limites Municipais (DLM) do IAT. O objetivo era identificar os cinco marcos físicos importantes para os procedimentos que foram estabelecidos em 1918 e 1919 pelo Exército do Rio de Janeiro. Em seguida, os técnicos realizaram medições em campo com GPS e precisão.

O que muda agora que o Paraná diminuiu?

De acordo com o engenheiro florestal Amauri Simão Pampuch, a nova delimitação da área paranaense vai beneficiar a atuação do Poder Público.

“A definição precisa da divisa irá proporcionar segurança jurídica aos gestores municipais na administração do território”, explicou. “Melhora também o planejamento e execução de atividades nas áreas ambiental, social e econômica. Teremos uma credibilidade maior na coleta de dados para o censo demográfico e agropecuário, e um repasse mais justo de recursos financeiros do ICMS ecológico aos municípios", destacou.

CLIQUE AQUI e continue lendo a matéria.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia