Ari Miranda
Única News
Uma câmera de segurança registrou a ação truculenta de dois policiais civis, durante abordagem a um adolescente em Colniza (1.065 km de Cuiabá) neste domingo (1º). As imagens mostram o menor sendo violentamente agredido pelos dois agentes públicos, após ser derrubado da moto por ele pilotada de forma ilegal.
VEJA VÍDEO NO FINAL DESTA MATÉRIA
Nas imagens, é possível ver o momento em que o menor e outra adolescente, que estava na garupa da moto conduzida pela vítima das agressões, são atingidos e derrubados do veículo por uma picape Chevrolet S-10 branca, conduzida por um dos policiais.
Assim que os dois adolescentes caem da moto, o policial civil para a picape, desce do veículo e dá uma voadora no jovem, que cai novamente e é atingido por chutes e socos na cabeça, braços e tronco da vítima.
Logo em seguida, outro investigador chega em uma viatura oficial da Polícia Civil e também parte para cima do menor, imobilizando-o com uma chave de braço. Depois, o agente que derrubou os dois menores da motocicleta pega o garoto e dá um “mata leão” nele.
A sessão de espancamento dura mais de dois minutos, até que o menor é colocado dentro da viatura. Porém, instantes depois, ele é retirado da viatura e novamente agredido pelos dois policiais civis.
O pai do adolescente, que narra os vídeos, disse que tentou apaziguar a situação, mas quando tentou se aproximar dos dois policiais, foi ameaçado por um dos agentes, que estava com a arma em punho e apontou para ele.
Mesmo com a chegada da mãe do garoto, as agressões seguiram. Contudo, com a intervenção da mulher para defender o filho, o garoto foi liberado e levado ao hospital para receber atendimento médico.
POLÍCIA INVESTIGA
À imprensa, o promotor de Justiça da Comarca de Confresa, Bruno Barros, informou que a Polícia Civil abriu uma investigação para apurar a conduta dos agentes, que já foram retirados das escalas de plantão.
A Polícia Civil confirmou a informação por meio de nota, emitida nesta segunda-feira (2), destacando que a primeira medida tomada foi o recolhimento das armas dos dois indiciados.
“Somente a Corregedoria pode afastar do serviço. Esses policiais foram afastados do plantão e as armas deles já foram recolhidas. Essa foi a primeira atitude tomada pela autoridade policial”, informou o promotor.
Ainda, de acordo com Bruno Barros, o adolescente deve comparecer com os pais segunda-feira (2) no Ministério Público Estadual (MPE) para formalizar a denúncia contra os dois policiais civis que agrediram o menor de idade.
Leia na íntegra a nota da Polícia Civil:
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional de Juína, informa que foi instaurado inquérito policial para apurar a conduta de dois policiais civis, lotados na Delegacia de Colniza, que aparecem agredindo um adolescente em um vídeo que circula em redes sociais da internet.
O delegado Regional, Marco Bortolotto Remuzzi, está em Colniza com três equipes policiais que estão tomando todas as providências necessárias para apuração dos fatos. As investigações, coordenadas pelo delegado Carlos Henrique Engelmann, estão em estágio avançado sendo realizada a oitiva das vítimas e encaminhamento para exame de corpo de delito.
Após as agressões, os policiais deixaram as respectivas armas na delegacia e desde então estão em lugar desconhecido, porém já fizeram contato por meio de advogado, que informou uma possível apresentação.
Uma equipe da Corregedoria-Geral da Polícia Civil está a caminho de Colniza para realização das providências cabíveis no âmbito administrativo.
A Polícia Civil ressalta que não compactua com a ação dos policiais e que esse tipo de abordagem realizada pelos investigados não faz referência aos padrões utilizados dentro da instituição.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!