04 de Maio de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍCIA Terça-feira, 26 de Novembro de 2024, 16:02 - A | A

26 de Novembro de 2024, 16h:02 - A | A

POLÍCIA / OPERAÇÃO SISAMNES

De desembargadores a servidores do STJ: veja quem são os alvos da PF por venda de sentenças

Conforme a apuração da Polícia Federal, os investigados solicitavam valores para beneficiar partes em processos judiciais, por meio de decisões favoráveis aos seus interesses

Christinny dos Santos
Única News



Deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (26), a Operação Sisamnes, que apura a venda de decisões judiciais, teve como alvo dois desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), e outras dez pessoas, entre advogados, lobistas, empresários, assessores, chefes de gabinete. O falecido advogado Roberto Zampieri também está entre os alvos.

Conforme a apuração da Polícia Federal, os investigados solicitavam valores para beneficiar partes em processos judiciais, por meio de decisões favoráveis aos seus interesses. Também são investigadas negociações relacionadas ao vazamento de informações sigilosas, incluindo detalhes de operações policiais antes que elas fossem deflagradas.

Os alvos

Entre os principais alvo da operação estão os desembargadores João Ferreira Filho e Sebastião de Moraes Filho, do TJMT. Os dois estão afastados do cargo desde o dia 1º de agosto por decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), após investigações apontarem que os magistrados mantinham "amizade íntima" com Roberto Zampieri, advogado executado em dezembro de 2023, e tomavam decisões judiciais de acordo com interesses próprios.

Junto com a determinação que autorizou a deflagração da Operação Sisamnes, o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que os desembargadores sejam monitorados por tornozeleira eletrônica.

Além dos desembargadores, foram alvos do mandando de busca e apreensão os empresários Valdoir Slapak e Haroldo Auguto Filho, sócios na empresa Fource Consultoria Empresarial. Também os advogados Kleber Taques Figueiredo, o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, que estaria atuando na venda de influências sobre ministros do STJ, e Miriam Ribeiro Rodrigues de Melo, esposa do lobista.

Também Victor Ramos de Castro, Mauro Thadeu Prado de Moraes, filho do desembargador Sebastião. Além de Rodrigo Vechiato da Silveira, ex-assessor do TJ, Rafael Macedo Martins, ex-chefe de gabinete do desembargador Sebastião, e Roberto Zampieri (assassinado em 2023).

A operação

Durante as investigações, que tiveram início após a descoberta da relação íntima entre Zampieri e os dois desembargadores, descobriu-se a rede de corrupção que envolve também ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), assessores de gabinete, lobistas e desembargadores de outros estados.

A Operação Sisamnes cumpriu um mandado de prisão preventiva e 23 de busca e apreensão em Mato Grosso, Pernambuco e no Distrito Federal, além de medidas cautelares como instalação de monitoramento eletrônico, afastamento das funções públicas de servidores e membros do Poder Judiciário, sequestro, arresto e indisponibilidade de bens e valores dos investigados.

O nome da operação faz referência a um episódio da mitologia persa, durante o reinado de Cambises II da Pérsia, que narra a história do juiz Sisamnes. Ele teria aceitado um suborno para proferir uma sentença injusta.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3