Única News
Da Redação
Criminosos estão se passando por funcionários da central de atendimento de bancos e entrando em contato com clientes e aplicando diversos golpes na população. Os farsantes atuam fazendo empréstimos no nome das vítimas e até as enganam para fazê-las realizar depósitos e transferências bancárias.
Uma idosa de 60, moradora de Poconé, foi uma das vítimas dos golpistas. Usando a farsa de atendente, eles enviaram para ela links falsos e a fizeram enviar fotos de documentos e até mesmo fazer depósitos. Sem perceber, a mulher acabou contratando um empréstimo, cujo valor iria para os criminosos se ela não percebesse golpe.
A vítima procurou a Polícia Civil e relatou que foi contactada pelos estelionatários via WhatsApp. Eles diziam ser de uma Central de Atendimentos, mas não especificaram de qual instituição seriam. Informando um suposto número de protocolo, a golpista alegou que estava entrando em contato para realizar um cancelamento.
A idosa perguntou se seria sobre o cartão de um banco, a golpista confirmou e disse que ela tinha direito a um ressarcimento de R$ 10.465,37 devido ao suposto cancelamento. A vítima não desconfiou que era um golpe, pois estava sofrendo com cobranças de valores deste cartão todos os meses.
Então, a golpista pediu que ela enviasse fotos — entre elas a de seus documentos, selfie, e selfie segurando o documento — alegando que seriam necessárias para efetuar o cancelamento e, em seguida, pediu para que ela clicasse no link. Sem perceber, a vítima acabou realizando o empréstimo.
Depois, a criminosa ainda afirmou que a Central de Atendimentos tinha convênio com a Caixa Econômica e um valor de R$ 5 mil, que seria parte do ressarcimento pelo cancelamento, seria disponibilizado para ela em uma conta da Caixa. No entanto, para o ressarcimento, a idosa precisava depositar esse valor na conta de uma mulher, cujos dados foram informados a ela. Acreditando na golpista, a vítima acabou realizando o depósito.
A idosa tentou cobrar a atendente e foi enganada por um tempo, mas depois deixou de ser respondida. Alguns dias depois, criminosos se passaram por sua filha, pedindo dinheiro através do WhatsApp e só então a vítima percebeu o golpe. Felizmente, ela denunciou o caso a Polícia Civil e conseguiu recuperar o valor depositado.
Fique atento e denuncie
Para evitar ser vítima deste tipo de crime, a Polícia Civil orienta os cidadãos a tomarem as seguintes precauções:
- O banco não vai entrar em contato com você por aplicativo de mensagem, ou ligação. Desconfie de contatos que não sejam por meios oficiais, como o aplicativo do banco.
- Evite clicar em links recebidos por SMS, aplicativos de mensagens ou e-mails não solicitados, mesmo que ofereçam vantagens.
- Nunca envie fotos de seus documentos, selfies, ou selfies com seus documentos via WhatsApp para desconhecidos. Somente o aplicativo oficial do seu banco é confiável.
- Não acredite em nenhum empréstimo, ou ressarcimento, em que você precise, primeiro, pagar algo, para só depois receber.
- Se tiver dúvidas, entre em contato diretamente com seu banco e gerente.
Em caso de suspeita de golpe ou de efetiva fraude, registre imediatamente um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou pela Delegacia Digital - clique aqui para acessar.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3