Denise Soares
Quatro presos fugiram depois de uma rebelião na Cadeia Pública de Nova Mutum, a 269 km de Cuiabá, durante a noite desta segunda-feira (29). Segundo informações da Polícia Militar, um grupo de presos conseguiu atacar e render agentes penitenciários que trabalhavam na unidade. Os quatro presos roubaram armas, munições e fugiram em um carro de um agente.
A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) informou ao G1 que tem informação da fuga de quatro presos. Uma equipe da secretaria em Cuiabá, composta por agentes do Setor de Operações Especiais (SOE), servidores do setor de inteligência e corregedoria, foi enviada para a cadeia nesta terça-feira.
Até a manhã desta terça-feira (30) os quatro presos continuavam foragidos. Policiais militares de outros municípios foram chamados para ajudar a procurar pelos fugitivos. De acordo com a PM, dois agentes penitenciários foram encontrados algemados na cadeia.
Outros presos, que também tentaram fugir, aproveitação da situação e fizeram uma rebelião, quebraram paredes e vidros da cadeia pública. Policiais que estavam de folga foram chamados para ajudarem a controlar a rebelião na unidade prisional. Os detentos atiraram pedras e objetos contra os policiais e usaram colchões como barreiras contra a PM.
Três presos se aproveitaram do momento em que os agentes penitenciários iriam trancar um detento em uma das celas. “Os presos que trabalham, se aproveitando que só tinham dois agentes da unidade, foram até a reserva de arma, quebraram e renderam os agentes que estavam no corredor", explicou João Batista, presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen-MT).
Os policiais fizeram disparos com armas não-letais e conseguiram controlar a rebelião após negociação com os presos. Os quatro presos que fugiram responde pelos crimes de roubo, tráfico de drogas e homicídio. A Cadeia Pública de Nova Mutum tem aproximadamente 150 presos, segundo a Sejudh.
Conforme o sindicato, os presos cinco armas foram roubadas da cadeia pública. "Eles tiraram [da cela] outro preso. Depois que eles [os quatro presos] saíram, os outros presos quebraram a cadeia para fugir também, mas o apoio [policial] chegou. Eles fugiram com todas as armas da unidade", afirmou Batista ao G1.
Divulgação/PM

Presos fizeram rebelião, renderam agentes, roubaram carro e armas e fugiram.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3