Cuiabá, 24 de Julho de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 08 de Fevereiro de 2019, 14:42 - A | A

08 de Fevereiro de 2019, 14h:42 - A | A

POLÍTICA / CULTURA, ESPORTE E LAZER

Allan Kardec garante apoio e recursos ao esporte amador

Euziany Teodoro
Da Redação



O deputado licenciado e agora secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Allan Kardec (PT), garantiu, em entrevista nesta sexta-feira (08), que haverão recursos para o esporte amador e esporte escolar no Estado. “Não podemos assistir inertes esportistas em semáforo pedindo dinheiro ou vendendo alguma coisa”, disse.

Segundo ele, houve um acordo entre ele, o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, e o governador Mauro Mendes (DEM), pela garantia dos recursos para fomento a esta categoria esportiva.

Kardec também anunciou a criação de uma Coordenadoria de Deporto Amador. “Teremos uma coordenadoria de desporto amador para cuidar só disso. Colocaremos técnicos já ligados ao esporte amador hoje, em Mato Grosso, para fazermos Captação de recursos. Ano passado atrasou bolsa-atleta e não investiu. Temos que ter fomento no esporte e temos agora esse compromisso”.

Museus

Allan Kardec anunciou que os museus de Cuiabá serão reabertos, como foi o de Arte Sacra nesta quinta-feira (07). Ainda segundo ele, os museus ficarão de portas abertas nos fins de semana.

Os museus estavam fechados fim de semana, um erro, pois é quando tem o lazer. É quando as pessoas saem pra passear e procuram onde ir. Agora vão ficar abertos sábado e domingo e fecha para expediente interno nas segundas e terças-feiras”, explicou.

Segundo ele, até o meio do ano todos os museus serão reabertos. “Temos programação com uma reabertura oficial por mês”, disse.

Centro histórico

Sobre a situação precária do Centro Histórico de Cuiabá, em especial o desabamento de um dos casarões mais antigos durante chuva dias atrás, Kardec disse que o Estado não fugirá da responsabilidade.

“O Estado tem técnicos para fazer o levantamento das condições do Centro Histórico. Nossa secretaria é a responsável. Ontem o secretário de Cultura de Cuiabá, Francisco Vuolo, esteve conosco na abertura do Museu de Arte Sacra e já programamos uma reunião conjunta para agirmos preventivamente. Acontece que grande parte dos casarões são particulares e aquele estava até num imbróglio jurídico e abandonado por conta disso. Temos que fazer esse levantamento”.

Sobre os prédios tombados que pertencem ao Estado, Kardec afirma que a revitalização faz parte do cronograma. “A gente tem que entender que faz tempo que precisamos disso. O Governo apresenta a proposta: pegar os espaços que são nossos, como a Casa dos Governadores, o Palácio da Instrução, o Grande Hotel, e cuidar deles. A questão da fiação e sinalização é da Prefeitura de Cuiabá, mas o Estado está disponível a contribuir”, concluiu.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia