Da Redação
Única News
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, confirmou a aquisição de mil testes rápidos para exames da Covid-19 a profissionais da linha de frente da segurança pública, que vão atender tanto o Corpo de Bombeiros, polícias Civil, Militar e Penal, servidores do sistema socioeducativo e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
A solicitação foi feita pelo deputado e presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da ALMT, Delegado Claudinei (PSL), nesta segunda-feira (15).
“Recebemos essa solicitação do Delegado Claudinei, em nome de toda a Comissão de Segurança Pública. Nós já autorizamos para que possa atender o pessoal da segurança pública que estão na linha de frente. Eles vão poder contar com isso, o mais breve possível. A compra já está em andamento”, explica Eduardo.
“Acompanhando os noticiários, vem aumentando o número de servidores da segurança pública contaminados pela Covid-19. Nosso presidente Botelho está atendendo nosso pedido, disponibilizando, de imediato, mil testes para estes profissionais para confirmar se foi infectado ou não", afirmou Claudinei.
Indicação
Em sessão plenária, o deputado Claudinei apresentou indicação de n.º 1.900/2020, no dia 20 de maio, sobre a necessidade de disponibilizar testes do novo coronavírus aos integrantes da segurança pública, assim que for constatado algum infectado na unidade que estiverem lotados. O pedido foi direcionado para a ALMT, Secretarias de Estado de Saúde (Ses-MT) e de Segurança Pública (Sesp-MT) de Mato Grosso.
A segurança pública é uma das categorias que mantém continuidade aos serviços em atendimento à população na pandemia de Covid-19. “Este retorno que obtivemos da Assembleia já vai colaborar bastante para que as atividades não sejam interrompidas, caso ocorra a identificação imediata de servidor infectado pela Covid-19. Assim, o atendimento será mantido para a sociedade mato-grossense. Vamos aguardar o retorno das secretarias de Saúde e Segurança Pública este apoio também”, posiciona Claudinei.
Estatística
De acordo com dados da Sesp-MT, 46 servidores foram infectados pelo novo coronavírus e outros 71 estão em investigação. Destes confirmados, estão oito policiais militares, 12 policiais civis, quatro bombeiros, 20 servidores do sistema penitenciário infectados, um servidor da Politec e outro do setor administrativo da Secretaria.
Em relação aos 71 profissionais suspeitos que foram afastados das atividades para manter o isolamento social, envolvem 13 policiais militares, 11 civis, quatro bombeiros, oito da Politec e sete da Sesp.
Dados
Na última atualização do Boletim Epidemiológico do Governo do Estado de Mato Grosso, do dia 15 de junho, já são 6.390 casos confirmados de Covid-19, com 223 óbitos.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!