Cuiabá, 21 de Julho de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 01 de Janeiro de 2019, 14:20 - A | A

01 de Janeiro de 2019, 14h:20 - A | A

POLÍTICA / PALÁCIO PLANALTO

Bolsonaro e Mourão tomam posse da presidência da República

Agência Brasil



(Foto: FolhaCentroSul)

Bolsonaro e Mourão

 

Eleito em outubro de 2018 com mais de 57 milhões de votos, Jair Bolsonaro toma posse como presidente da República neste dia 1º de janeiro. A cerimônia começa no início desta tarde, com atos no Congresso Nacional, às 15h (horário de Brasília), e no Palácio do Planalto e no Itamaraty. O rito terá transmissão ao vivo da TV Brasil, a partir de 13h30 (horário de Brasília), e das Rádios EBC, com início às 14h (horário de Brasília). A Agência Brasil, Radioagência Nacional e Portal EBC também trazem informações, imagens, vídeos e áudios, em tempo real, sobre a solenidade.

 

14:48 - Dez chefes de Estado e de governo participam da posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, nesta terça-feira (1º). Também estão confirmados três vice-presidentes, 12 chanceleres, 18 enviados especiais e três diretores de organismos internacionais. A maioria é representantes da América do Sul.

 

14:46- A sessão solene de posse no Congresso Nacional é encerrada. Ao descer da mesa, o presidente Jair Bolsonaro cumprimentou parlamentares e chefes de Estado, entre eles o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

 

14:32- O novo presidente da República, Jair Bolsonaro, foi bastante aplaudido pelo público que acompanha a cerimônia de posse por telões na Praça dos Três Poderes em três momentos do discurso no Plenário da Câmara. O primeiro foi quando criticou a irresponsabilidade econômica de governos anteriores. O segundo foi quando comprometeu-se a combater a chamada ideologia de gênero nas escolas e a livrar o país das “amarras ideológicas”. O terceiro foi quando repetiu o lema “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”, popularizado na campanha eleitoral.

 

14:32- O presidente do Senado, Eunício Oliveira, faz a declaração oficial em nome do Congresso Nacional, empossando oficialmente Jair Messias Bolsonaro para a presidência do Brasil.

 

14:30 - O novo presidente da República, Jair Bolsonaro, foi bastante aplaudido pelo público que acompanha a cerimônia de posse por telões na Praça dos Três Poderes em três momentos do discurso no Plenário da Câmara. O primeiro foi quando criticou a irresponsabilidade econômica de governos anteriores. O segundo foi quando comprometeu-se a combater a chamada ideologia de gênero nas escolas e a livrar o país das “amarras ideológicas”. O terceiro foi quando repetiu o lema “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”, popularizado na campanha eleitoral.

 

14:28 - Bolsonaro: "hoje, começamos um trabalho árduo para que o Brasil inicie um novo capítulo de sua história, quando o Brasil será visto como um país forte e punjante".

 

14:29 - O presidente do Senado, Eunício Oliveira, faz a declaração oficial em nome do Congresso Nacional, empossando oficialmente Jair Messia Bolsonaro para a presidência do Brasil.

 

14:26- Bolsonaro: "montamos nossa equipe de forma técnica, sem viés político, que tornou o Estado ineficiente e corrupto. Realizaremos reformas estruturantes, que serão essenciais para a saúde financeira e sustentabilidade das contas públicas. Precisamos criar um círculo virtuosos e abrir nossos mercados para o comércio internacional". 

 

14:24 - Bolsonaro: "temos uma oportunidade única de resgatar o nosso país e a esperança de nossos compatriotas. Se tivermos a sabedoria de ouvir a voz do povo, teremos êxito em nossos objetivos. Vamos unir o povo, valorizar as famílias e nossas tradições judaico-cristãs. O Brasil voltará a ser um país livre de amarras ideológicas".

 

14:21- Bolsonaro diz que volta à Casa não mais como deputado, mas como presidente da República. Ele afirma estar fortalecido, emocionado e agradecido aos brasileiros, que lhe confiaram a missão de governar em tempos de desafios e esperança.

 

14:19 - Começa o discurso de Jair Bolsonaro

 

O presidente do Congresso Nacional passa a palavra para o presidente Jair Bolsonaro, que fará seu primeiro discurso como presidente da República.

 

14:20- O futuro ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles defendeu regras mais ágeis para o licenciamento ambiental no país sem criar brechas que coloquem a preservação em risco. “Precisamos dar celeridade agilidade e estabilidade e segurança jurídica. Isso não significa afrouxar as garantias para o meio ambiente”, afirmou ao chegar ao Palácio do Planalto para acompanhar a posse de Jair Bolsonaro.

 

Ao reforçar a necessidade de avanço na legislação sobre licenciamento ambiental, Salles afirmou que, ao assumir a pasta vai intensificar conversas com o Congresso Nacional que analisa um projeto de lei e investir na especialização de órgãos ambientais.

 

Salles foi um dos primeiros ministros do futuro governo a chegar ao Palácio do Planalto. Depois que Jair Bolsonaro receber a faixa presidencial, Salles, com outros 21 nomes confirmados para o primeiro escalão serão empossados no local. A transmissão do atual para futuros ministros ocorrerá ao longo de todo o dia de amanhã.

 

14:14- Às 15h10, o presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira, declara Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão empossados como presidente e vice-presidente da República, respectivamente, para o período de 1º de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2022. Neste momento, o termo de posse é lido pelo deputado Giacobo, primeiro-secretário da Câmara dos Deputados.

 

14:04 - Bolsonaro e Michele Bolsonaro chegam ao Congresso. Eles cumprimentam os presidentes da Câmara e do Senado acompanhados de Hamilton Mourão e esposa:

 

14:02 - O presidente eleito Jair Bolsonaro chega ao Congresso Nacional para a sessão solene de posse. O carro oficial parou próximo à rampa da Casa pouco antes das 15h.

 

Logo na chegada, Bolsonaro foi recebido pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado Federal, Eunício Oliveira (MDB-CE), pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli.

 

Em seguida, Bolsonaro passou pela ala de homens da Força Aérea Brasileira e da Marinha, já no Salão Verde, de onde se dirigiu ao Plenário para a cerimônia de posse.

 

13:52 - Jair e Michelle Bolsonaro chegam ao Congresso Nacional, acompanhados de Hamilton Mourão e esposa. Depois de cumprimentarem os presidentes da Câmara e do Senado, eles sobem a rampa do Congresso Nacional.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia