Marisa Batalha
(Foto: Reprodução)
Em entrevista nesta última segunda-feira (29), ao Jornal do Meio Dia, veiculado pela TV Vila Real, o deputado socialista e presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, se mostrou surpreso com a crítica da deputada Janaina Riva (MDB) - que ao descartar o comando da CPI dos Fundos -, na última sexta-feira (26), a chamou de 'CPI de faz de conta'.
Botelho contestou a colega de Parlamento, afirmando que a Comissão não seria fictícia, nem tampouco acreditava que teria sido criada como uma ferramenta de pressão contra o Executivo. Como forma de forçar Taques a repassar os recursos das emendas parlamentares. E, incisivo, revelou que os parlamentares têm somente esta semana para instalar a CPI senão ela será extinta.
'Não sou eu que digo é o regimento interno que exige. Afinal, a deputada Janaina recusou a relatoria da CPI, dizendo que ela seria só para inglês ver. Que seria para forçar o Executivo a pagar as emendas parlamentares e ainda que seria uma CPI para gastar dinheiro público. Como presidente da Casa, recebi o requerimento para a criação da Comissão com as assinaturas. Cheguei a pedir para que aguardassem o fim do recesso e eles não aceitaram, inclusive a Janaina. Até como uma imposição me pediram para cumprir o regimento interno e, assim, teria que ser instalada em 48 horas e oficiada aos líderes de blocos para que indicassem os membros correspondentes. Agora, como eles, vou exigir que seja cumprido o regimento', pontuou Botelho.
Ainda de acordo com o parlamentar socialista, como ele seguiu, literalmente, o que foi pedido pelos colegas de Casa como, por exemplo, que o bloco do governo indicasse quatro deputados e a oposição um, nenhum de seu pares poderá dizer que ele [Botelho], como presidente do Parlamento, não seguiu o que pediram.
'Segui literalmente o que me pediram. Citei o deputado democrata, Dilmar Dal'Bosco para que indicasse o bloco governista na CPI e ele o fez. Igualmente, pedi a oposição e Janaina não me indicou. Neste caso coube ao presidente fazer indicação e eu indiquei. Agora eles têm somente essa semana para instalar, se isto não ocorrer, ela será extinta. Esta é a regra do regimento, não é minha. Só estou cumprindo o meu papel'.
A CPI dos Fundos já está sendo conhecida como CPI das Pedaladas Fiscais. E foi criada para investigar um suposto desvio de finalidade, na aplicação dos recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) por parte do governador tucano, Pedro Taques.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!