Ari Miranda
Única News
O ex-presidente da Câmara de Cuiabá e agora deputado estadual Lídio Barbosa, o “Juca do Guaraná Filho” (MDB), empossado no cargo na quarta-feira (1º) afirmou estar confiante de sua vitória no processo movido pelo ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto Mello (PL), que pode suceder na perda do mandato recém-iniciado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).Caso os votos de Gilberto sejam descongelados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), haverá uma pequena mudança no quociente eleitoral. Porém, mesmo pequena, a alteração mudará a ordem de colocação da votação, fazendo com que Juca desça posições e perca a vaga para o ex-deputado Delegado Claudinei (PL).
Gilberto concorreu a deputado estadual nas eleições do mês de outubro, mas devido a uma condenação no Tribunal de Contas da União (TCU), teve seus votos congelados depois de ter o registro de candidatura indeferido em 13 de setembro do ano passado. Porém, Juca do Guaraná Filho deixou claro que acredita em sua vitória no processo.
“Nós temos esse imbróglio jurídico, mas nós fomos eleitos, fomos diplomados e agora tomamos posse. Confiamos na Justiça e confiamos em Deus. Com certeza vai dar tudo certo”, destacou Juca do Guaraná Filho, enfatizando que sua equipe jurídica está avaliando a possibilidade de ingressar com um novo recurso.
A situação de Juca é bastante delicada, uma vez que ele teve de renunciar o mandato de vereador e presidente do parlamento cuiabano para que pudesse ser empossado no cargo de deputado estadual. O MDB, partido do qual Juca faz parte, pediu recentemente ao ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que “segurasse” a vaga de vereador para ele até que o processo fosse finalizado. Entretanto, o pedido foi negado.
O julgamento do recurso de Gilberto Mello começou ainda em 2022, logo após o pleito. O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, proferiu voto favorável ao descongelamento dos votos de Gilberto. No entanto, o ministro Alexandre de Moraes pediu vista do processo, adiando a conclusão.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!