17 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Quarta-feira, 14 de Dezembro de 2016, 10:45 - A | A

14 de Dezembro de 2016, 10h:45 - A | A

POLÍTICA / CPI DOS FRIGORÍFICOS

CPI constata práticas de sonegação fiscal e fechamento de 14 plantas em 2017

Documentos serão envidaos para ajudar na apuração de CPI da sonegação fiscal

Por Suelen Alencar / Única News



(FOTO:Ronaldo Mazza-ALMT)

98338d02029fc36802049cb609314cb3.jpg

 

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instaurada em março deste ano na Assembleia Legislativa, para investigar a possível formação de cartel na indústria da carne em Mato Grosso entregou oficialmente o relatório final nesta terça-feira (13).

 

Os parlamentares apresentar dados que podem possibilitar o fechamento de pelo menos 14 plantas frigoríficas no ano de 2017. Isso porque a insuficiência de técnicos para a realização de inspeção sanitária “in loco” pode agravar a produção dessas empresas. Por isso, a CPI irá também, mesmo com a finalização do relatório, oficiar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o governo estadual para que adotem providências para suprir a deficiência de pessoal e evitar o encerramento das atividades dessas indústrias.

 

Outra proposta é a criação de Consórcios de Serviços de Inspeção de Produtos e Subprodutos de Origem Animal entre municípios que possuem maior dificuldade para implantação dos serviços.

 

No relatório a CPI constatou práticas de sonegação fiscal e irregularidades na concessão de incentivos pelo Estado, por isso os documentos colhidos serão encaminhados aos parlamentares que compõem outra CPI, a da Renúncia e Sonegação Fiscal.

 

Na investigação, a comissão também observou que irregularidade na declaração de rebanho inexistente por pecuaristas, a fim de justificar dinheiro não declarado. Então sugere ao governo do estado a realização de um censo agropecuário e respectivo cadastramento do rebanho mato-grossense, por ocasião da campanha de vacinação contra a febre aftosa.

 

Agora a cópia será enviada o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), para abertura de procedimento administrativo e averiguar a suposta concentração de mercado pela empresa JBS/Friboi. Os impactos de uma concentração de mercado, segundo os deputados, resultaram na devolução de seis plantas alugadas por multinacionais e devolvidas aos proprietários.

 

Os parlamentares ainda recomendaram a reabertura de plantas frigoríficas: Mato Grosso Bovino, em Mirassol D’Oeste; Frigorífico Juruena, na cidade homônima; Brasfri, em Nova Monte Verde; JBS S/A, em Brasnorte e Vila Rica; e Marfri Global Foods S/A, no município de Nova Xavantina. (Com  informaçoes da ALMT)

 

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia