15 de Março de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2021, 16:17 - A | A

18 de Janeiro de 2021, 16h:17 - A | A

POLÍTICA / VEJA O PLANO

Cuiabá receberá 15 mil doses de vacina e inicia por profissionais da saúde

Claryssa Amorim
Única News



O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), lançou na tarde desta segunda-feira (18), a campanha “Vacina Cuiabá: sua vida em 1º lugar”. Segundo o prefeito, o início da vacinação será na quarta-feira (20), às 10h, conforme agenda oficial do Ministério da Saúde.

“Estou lançando a campanha ‘Vacina Cuiabá: sua vida em 1º lugar’. Mato Grosso deve receber 190 mil doses, sendo distribuídas aos 141 municípios. Porém, o inicio da vacinação está diretamente ligada à entrega das vacinas. Vamos seguir o protocolo oficial da Anvisa e Ministério da Saúde. Vamos seguir rigorosamente os protocolos”, explicou o prefeito.

Está previsto que Cuiabá receba 15 mil doses, no primeiro momento, podendo imunizar 7.500 pessoas, tendo em vista que são duas doses por pessoa.

Segundo o plano de vacinação da prefeitura, as primeiras pessoas a serem vacinadas serão os trabalhadores da saúde, que estão na linha de frente do combate à Covid-19 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), pronto atendimento e em enfermarias, seja rede pública ou privada.

Conforme o prefeito, assim que lançar a vacinação, na quarta-feira, os profissionais da saúde deverão seguir algumas regras para conseguir vacinar, como fazer um pré-cadastro no site da prefeitura.

“Vamos atender de domingo a segunda. Antes de anunciarmos a vacinação na quarta, vamos lançar no site da prefeitura uma ficha para pré-cadastro que eles devem preencher para conseguir vacinar”, esclareceu.

Em relação aos locais de vacinação, ele comenta que, por enquanto, será apenas na unidade polo, na Arena Pantanal, na Capital. Segundo ele, não tem necessidade de organizar outras unidades de saúde para realizar a vacinação se as doses estão sendo a “conta gota”.

Ele explicou que a 2ª e 3ª fases da vacinação serão estendidas a outros grupos prioritários, dependendo da disponibilização de doses do Ministério da Saúde.

“A 2ª e 3ª fase [de vacinação] depende do Ministério da Saúde pata disponibilizar as vacinas. Se será pingado, vamos continuar na mesma, vacinando aos poucos. A estratégia já está montada, se continuar vindo nesse número reduzido, podemos chamar a conta gota, utilizaremos a polo central, como será agora na primeira fase. Quem vai definir a velocidade das fases, serão o número de doses distribuídas pela frente”, disse.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia