Cuiabá, 13 de Outubro de 2024
00˚
00˚C
00˚C
Cuiabá
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Quarta-feira, 26 de Julho de 2023, 14:21 - A | A

26 de Julho de 2023, 14h:21 - A | A

POLÍTICA / DE 25 PARA 27

Decisão pelo aumento de vereadores ocorrerá na próxima semana, garante Chico 2000

Fred Moraes
Única News



A possibilidade de aumento no número de vereadores na Câmara Municipal de Cuiabá, de 25 para 27 parlamentares, segue movimentando os bastidores políticos da capital. A decisão sobre o aumento ou não no número de parlamentares deve ocorrer na próxima semana.

De acordo com o presidente do legislativo municipal, o vereador Chico 2000 (PL), a pauta entrará em discussão assim que a Câmara voltar do recesso parlamentar. O vereador pontua que a iniciativa de expansão vem da Mesa Diretora do parlamento, e que deverá ser uma decisão coletiva, se a maioria optar pelo aumento, prepara o Projeto de Lei para tramitar na Casa.

“Essa é uma iniciativa da Mesa Diretora, eu disse aos colegas que a decisão será coletiva. Estamos de recesso e voltamos no dia 1° de agosto. Nesse dia, após a sessão ordinária vamos reunir todos os vereadores, discutir esse tema e será feito aquilo que for decidido pela maioria. Se for entendido como positivo esse aumento de 25 para 27, a Mesa preparará o projeto de lei para tramitar. Ele precisa ser apreciado, natural e justo que seja discutido com os pares, para colocarmos o projeto de lei”, disse Chico em entrevista ao Jornal da Cultura FM.

A movimentação na Câmara surgiu após ser divulgado o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou o crescimento populacional na capital. No último levantamento eram 553.202 cuiabanos, e no mais recente, o número chegou a 650 mil, um crescimento de 17%.

Conforme o artigo 29 da Constituição Federal, cidades com população entre 450 mil e 600 mil podem ter até 25 vereadores. Já os municípios com população entre 601 mil e 750 mil podem chegar a 27 cadeiras no Legislativo.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia