Cuiabá, 03 de Outubro de 2024
00˚
00˚C
00˚C
Cuiabá
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Terça-feira, 10 de Janeiro de 2023, 10:32 - A | A

10 de Janeiro de 2023, 10h:32 - A | A

POLÍTICA / ATAQUE AOS TRÊS PODERES

“Desconectados da realidade”, diz Botelho sobre bolsonaristas em Brasília

Deputado estadual de Mato Grosso ainda reforçou necessidade de punir financiadores do ataque criminoso no Distrito Federal

Amanda Garcia
Única News



O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho (União), falou na manhã desta terça-feira (10) sobre o ataque vândalo orquestrado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas sedes dos Três Poderes, em Brasília, no último domingo (8). Na ocasião, o parlamentar afirmou que os extremistas que fizeram parte da mobilização “estão desconectados da realidade”.

Botelho ainda reforçou a necessidade de punir os financiadores da ação, visto que, muitos grupos chegaram até o Distrito Federal por meio de ônibus de viagem, de forma gratuita.

“Os que estavam lá, em sua maioria estão totalmente desconectados da realidade, muitos não sabiam o que estava acontecendo, estavam achando que já haviam tomado o poder, vi muita gente achando que poderiam ficar lá, que não iriam mais sair, eles não estavam entendendo. [...] Mas quem levou, financiou, alugou ônibus, elas têm que ser penalizadas, porque foram essas pessoas que levaram esses manifestantes até lá e os colocaram nessa situação vexatória, para eles, para o Brasil e para a nossa democracia brasileira. Eu acredito seriamente que esse deva ser o primeiro caminho”, disse em entrevista à Rádio Conti.

Além disso, o deputado falou sobre a parcela de responsabilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), já que, as pessoas que participaram do ato de vandalismo, se “manifestavam”, principalmente, contra o resultado das eleições que elegeu o presidente Luiz Inácio da Silva (PT), no pleito de 2022.

Na avaliação de Botelho, a ação foi vista de forma negativa por diversas esferas e, poderá marcar para sempre a carreira política de Bolsonaro, o prejudicando em um possível retorno à disputa presidencial.

‘Esse ato foi muito ruim, inclusive, para o legado de Bolsonaro, isso futuramente pode prejudica-lo em questão de voto e tudo mais. Eu sempre dizia que 4 anos passa rápido, mas isso que aconteceu no domingo vai dificultar muito a volta de Bolsonaro ao poder, por conta desses atos impensados e irresponsáveis dessas pessoas”, enfatizou.

O ataque

Bolsonaristas radicais invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, neste domingo (8), após entrar em confronto com a Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Os participantes dos atos antidemocráticos estavam armados com pedaços de paus e pedras, objetos que utilizaram para destruir vidraças, portas e o plenário do STF.

Ainda não se sabe ao certo o tamanho do estrago ocasionado pela invasão, no entanto, já foram divulgados diversos itens históricos que compunham o Salão Nobre do STF. A sala abrigava obras de arte com mais de 100 anos, presentes dados ao Governo Brasileiro por mais de 20 países, móveis do século XIX, que vieram de Portugal com a família real, entre outros objetos.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia