Cuiabá, 06 de Maio de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2022, 10:33 - A | A

19 de Dezembro de 2022, 10h:33 - A | A

POLÍTICA / DEU NA FOLHA DE SP

Disputa pelo Ministério da Agricultura afunila entre Fávaro e Leitão

Ex-deputado surge como possível trunfo para dar governabilidade a Lula na Câmara Federal

Ari Miranda
Única News



A disputa pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afunilou entre dois políticos mato-grossenses: O senador Carlos Fávaro (PSD) e o ex-deputado federal Nilson Leitão (PSDB). A informação foi publicada pela Folha de São Paulo neste domingo (18).

Conforme a publicação, na disputa pela pasta, o apoio integral à campanha de Lula é o que diferencia Fávaro de Leitão. O senador coordenou a campanha do petista em Mato Grosso, estado bastante hostil ao presidente eleito e ao Partido dos Trabalhadores. E o resultado dessa hostilidade foi uma pressão excessiva sobre Fávaro e aversão dos membros do Agro mato-grossense ao senador, que também é produtor rural.

Porém, a possibilidade de que os colegas de PSD, Alexandre Silveira (MG) e Pedro Paulo (RJ) assumirem as pastas de Infraestrutura e Turismo fazem com que as chances de Fávaro diminuam, já que a sigla deve comandar apenas duas pastas no novo governo.

Por outro lado, em favor de Nilson Leitão, além de ser produtor rural, o fato do político ter sido líder da bancada ruralista na Câmara poderia gerar mais governabilidade à Lula em sua gestão. Além disso, pesa a amizade que o tucano tem com o vice-presidente eleito e ex-colega de partido, Geraldo Alckmin (PSB).

Atualmente, Nilson Leitão é presidente do Instituto Pensar Agro (IPA), entidade representativa do agronegócio. No entanto, o ex-deputado não apoiou Lula na corrida eleitoral, caminhando mais próximo do bolsonarismo nos últimos anos.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia