Por: Karollen Nadeska / Única News
Reprodução / Internet

A corrida para garantir vaga na cadeira principal do Alencastro já começou. É que nos últimos dias a movimentação política tem ficado cada vez mais intensa. Isso porque, no sábado (23) o PSol realizou convenção e lançou oficialmente o procurador federal Mauro César Lara de Barros, o Procurador Mauro, para a prefeitura da capital. Outro possível nome é do atual prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), que já manifestou publicamente seu interesse pela reeleição.
O PMDB esteve reunido neste final de semana nas articulações para o futuro da sigla. Conforme informações que circulam na mídia, os apoiadores chegaram a um consenso e decidiram emplacar como pré-candidato o deputado estadual Emanuel Pinheiro, embora o parlamentar afirmar à imprensa, na semana passada, que teria descartado essa hipótese, pois estaria “empenhado na disputa a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso”. O anúncio deve acontecer nesta quarta-feira (27), às 10 horas da manhã, conforme os bastidores. Inclusive o marqueteiro cogitado para a campanha, seria o jornalista Antero Paes de Barros, que ao Única News, disse que “a informação, neste momento, não é verdadeira”.
Outra questão que deve ser levada em consideração é o fato da indicação do deputado federal Valtenir Pereira, que assumiu, anteriormente, ser o pré-candidato pela sigla. Entretanto na última reunião, o conflito do grupo parece ter sido finalmente resolvido, com o recuo do peemedebista.
Em pesquisa recentemente encomendada, Valternir, mesmo com o respaldo dos líderes, obteve um resultado “raso” na avaliação da população cuiabana. Um dos motivos pelo baixo nível de confiabilidade é porque ele votou contra a continuidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Já Emanuel Pinheiro, em comparação ao parlamentar federal, conquistou os melhores pontos no estudo.
O partido da Rede Sustentabilidade (criado por Marina Silva) apresentou também neste fim de semana, a pré-candidatura do historiador Renato Santtana, e de vice, o turismólogo Willian Silva, de 27 anos. Os dois nunca antes concorreram às vagas políticas.
Foco do PMBD
Além do marketing eleitoral, a cúpula do PMDB teria destacado outra preocupação com relação às eleições deste ano. Trata-se da situação financeira da campanha, tanto que o grupo teria garantido há Pinheiro, uma quantia equivalente a R$ 9 milhões de reais, uma vez que a sigla está buscando costura com o diretório nacional, mais o respaldo de “doze” partidos.
Vice de Mauro
Sobre a escolha do vice de Mauro Mendes (avaliado positivamente pela gestão), o deputado estadual Fábio Garcia (possível coordenador de campanha), disse que vai depender do governador Pedro Taques (PSBD).
De acordo com Garcia, o diretório trabalha para que não haja imprevistos a cerca da indicação. Ainda mais, porque em 2012, quando o então eleito a vaga pela chapa, João Malheiros (PR) decidiu desistir de tomar posse.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3