29 de Abril de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Quarta-feira, 14 de Setembro de 2016, 19:19 - A | A

14 de Setembro de 2016, 19h:19 - A | A

POLÍTICA / CRISE?

Governo do Estado quer comprar 4.142 aparelhos de ar-condicionado

Registro de preço prevê aquisição de eletrodomésticos que utilizem a tecnologia "inverter" que é considerada a mais cara

Diego Frederici / Única News



Reprodução / Internet

 

A crise financeira que atravessa Mato Grosso, com ameaça até de decretação de “Estado de Calamidade Pública” feita pelo governador Pedro Taques (PSDB), parece não ter atingido a Secretaria de Estado de Gestão (Seges-MT). De acordo com o pregão eletrônico nº 041/2015/Seges, o governo do Estado planeja realizar um “registro de preço” para aquisição de nada menos do que 4142 aparelhos de ar-condicionado, todos eles, com a tecnologia conhecida como inverter.

 

Publicado no Diário Oficial do dia 25 de agosto, o edital traz como objeto uma “futura e eventual contratação”, ou seja, trata-se de uma cotação de preços referentes a aquisição dos condicionadores de ar. Mesmo assim, os números impressionam, caso o governo deseje fechar o negócio com as empresas vencedoras dos lotes. Num deles, por exemplo, há a possibilidade de fornecimento de 819 condicionadores de ar “split”, com tecnologia “inverter”, com capacidade de resfriamento de 18 mil btu’s.

 

“Inverter” é o nome dado aos condicionadores de ar que possuem uma tecnologia que regula o fluxo de energia do sistema alterando a velocidade do compresso, de acordo com o site arcondicionado.com.br. Do ponto de vista da economia energética, os inverter’s são a melhor opção dentre estes tipos de eletrodomésticos. Porém, o custo de aquisição desses aparelhos também é alto: o inverter possui um preço que pode ultrapassar o dobro do que é cobrado na compra dos split’s convencionais.

 

O pregão, que havia fracassado em sua primeira edição, foi reaberto pela Seges-MT e estava programado para ocorrer na última segunda-feira (12). Não há informações de que alguma empresa tenha vencido os 15 lotes colocados em negociação. Na primeira tentativa do governo, porém, uma empresa chegou a oferecer R$ 2,45 milhões em apenas um deles.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia