Cuiabá, 12 de Julho de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2019, 15:09 - A | A

19 de Fevereiro de 2019, 15h:09 - A | A

POLÍTICA / VAGA AO TCE

Janaína busca consenso por Russi; Maluf acha incoerente

Euziany Teodoro
Única News



A deputada Janaina Riva (MDB) realizou nesta manhã, em sua casa, uma reunião com a maioria dos deputados estaduais em busca de um consenso para a indicação à cadeira vaga do Tribunal de Contas do Estado. Ela busca um consenso pelo nome de Max Russi (PSD), mas foi duramente criticada por Guilherme Maluf (PSDB), que foi o primeiro a se candidatar à vaga.

Para Guilherme Maluf, a atitude de Janaína e Max Russi é uma incoerência. “Acho uma incoerência esse julgamento precipitado, porque o deputado Max também é indiciado em processo, ela mesma (Janaína) é indiciada. Você condenar uma pessoa por ser indiciado é inconstitucional”, disse.

Ele afirma que não desiste da vaga e acredita ter apoio suficiente para vencer. “Esse tipo de pressão não vai funcionar, a não ser que me arranje outra desculpa. Meu nome está na disputa e pode ganhar ou perder. Tenho dez votos hoje e acho que é o suficiente para ganhar”, disse ele.

Para Janaína, a saída de Maluf da disputa evitaria um imbróglio jurídico. “Eu acho, assim como outros, que a indicação do Maluf, mesmo que ele prove sua inocência, traria um embaraço jurídico à nomeação”, disse.

“Não é nenhuma condenação antecipada, mas neste momento seria mais importante ele mostrar sua inocência e, posteriormente, se colocar à disposição para uma vaga, se ele quiser, do que neste momento vir pra um debate jurídico e podendo travar de novo a vaga, sabe-se lá por quanto tempo, trazendo prejuízo à Assembleia e à sociedade”, continuou.

Segundo ela, o consenso por Max Russi seria, também, um apelo dos prefeitos de Mato Grosso.

“Há um desejo dos prefeitos de 141 municípios de que hajam conselheiros titulares, políticos, que tratem os municípios como eles merecem. Precisamos atender aos anseios da sociedade. Essa instabilidade com conselheiros substitutos nos julgamentos, para o trato com os municípios, também influencia na indicação”.

Max Russi foi prefeito de Jaciara, vereador e está em seu segundo mandato como deputado estadual. hoje ele ocupa a 1ª secretaria da Mesa Diretora da Casa.

O prazo final para indicação de concorrentes à vaga é hoje, às 19h30, durante sessão noturna da Assembleia.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia