17 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Domingo, 02 de Outubro de 2016, 08:22 - A | A

02 de Outubro de 2016, 08h:22 - A | A

POLÍTICA / ELEIÇÕES 2016

Mais de 2 milhões de eleitores devem ir às urnas em MT neste domingo

São 366 candidatos a prefeito e 9.622 candidatos ao cargo de vereador. Justiça Eleitoral alterou 61 locais de votação de 34 municípios do estado.

Do G1 MT



Drone registrou imagens aéreas de Cuiabá, que completa 296 anos nesta quarta-feira (8). (Foto: Drone Cuiabá)

Em Cuiabá, mais de 415 mil eleitores irão escolher o novo prefeito de Cuiabá neste domingo (2) (Foto: Drone Cuiabá)

 

Mais de 2,2 milhões de eleitores irão decidir nas urnas, neste domingo (2), aqueles que serão os novos prefeitos dos 141 municípios de Mato Grosso. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), são 366 candidatos a prefeitos e 9.622 candidatos aos cargos de vereadores em todo o estado.

 

Apenas em Cuiabá, maior colégio eleitoral de Mato Grosso, com 415,1 mil eleitores, seis candidatos disputam a vaga para gerir a cidade de 2017 a 2020. Para as 25 vagas na Câmara de Vereadores, há 475 candidatos na disputa, sendo que 20 tentam a reeleição no Legislativo.

 

Disputam a vaga de prefeito na capital Emanuel Pinheiro (PMDB)Julier Sebastião (PDT),Procurador Mauro (PSOL)Renato Santtana (Rede)Serys Slhessarenko (PRB) e Wilson Santos (PSDB).

 

No início da disputa eleitoral, os candidatos do PSOL e do PMDB dividiam metade dos votos dos eleitores na capital, conforme as pesquisa divulgadas pelo Ibope. No entanto, o quadro da corrida eleitoral apresentou uma mudança na última sexta-feira, quando a última pesquisa Ibope divulgada apontou que Emanuel Pinheiro tem 35% dos votos válidos, enquanto Wilson Santos aparece com 28%. Segundo a pesquisa, o Procurador Mauro tem 24% dos votos, seguido de Julier Sebastião, com 9%, e Renato Santtana e Serys Slhessarenko, com 2% cada um. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

 

Cuiabá tem 551.098 habitantes e 53% do eleitorado é composto por mulheres, totalizando 220.412 eleitoras contra 194.483 votantes do sexo masculino. Entre os eleitores da capital, 2.699 são menores de idade e 9.148 tem mais de 79 anos. A maior parte do eleitorado tem entre 21 e 44 anos e 8.512 são analfabetos.

 

Neste ano, a Justiça Eleitoral promoveu alterações em 61 locais de votação de 34 municípios. Por isso, os eleitores devem acessar o site do TRE-MT para confirmar o local de votação. Aqueles que estiverem fora do seu domicílio eleitoral devem justificar a ausência às urnas perante a Justiça Eleitoral em qualquer local de votação ou nas 68 urnas eletrônicas instaladas em locais estratégicos em Mato Grosso (veja relação clicando aqui).

 

Candidatos à prefeitura de Cuiabá (Foto: Divulgação)
Candidatos à prefeitura de Cuiabá (Foto: Divulgação)
 

Conheça mais sobre os candidatos à Prefeitura de Cuiabá:

 

Emanuel Pinheiro (PMDB): O deputado estadual Emanuel Pinheiro concorre pela segunda vez à Prefeitura de Cuiabá. Ele é o representante da coligação "Um novo prefeito para uma nova Cuiabá" (PMDB, PTB, PR, PMB, PROS, SD, PSC, PTC, PT do B, PPL, PP e PRP), com Niuan Ribeiro (PTB) de vice. Natural de Cuiabá, o candidato de 51 anos disse, em entrevista ao G1, estar confiante. "Fizemos uma campanha propositiva, sem baixarias, sem atacar ninguém e o eleitorado pode conhecer nossas ideias para melhorar a vida de todos". Leia mais sobre o perfil do candidato.

 

Julier Sebastião (PDT): Representante da coligação "Cuiabá: Futuro e Inclusão" (PDT, PT e PC do B), o ex-juiz federal Julier Sebastião é natural de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Candidato pela primeira vez à prefeitura da capital, ele renunciou ao cargo na 1ª Vara Federal em Mato Grosso em 2014. "Nós assumimos a responsabilidade de mudar e incluir a nossa cidade naquilo que ela pode dar de melhor, que é cuidar da sua população e do seu povo", disse o candidato, em entrevista ao G1. Leia mais sobre o perfil do candidato.

 

 
Procurador Mauro (PSOL): Procurador da Fazenda Nacional, Mauro César Lara de Barros concorre pela terceira vez à prefeitura de Cuiabá pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Natural da capital, o candidato tem 41 anos e é formado em direito pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). "Represento a candidatura da política diferente, a candidatura da mudança, e gostaria de ter a oportunidade de ser o prefeito de Cuiabá e mostrar que é possível ter políticas públicas e serviços públicos de qualidade", afirmou ao G1. Leia mais sobre o perfil do candidato.
 

Renato Santtana (Rede): Candidato a prefeito de Cuiabá pela primeira vez, o historiador Renato Santtana, de 37 anos, participa da disputa pelo Partido Rede Sustentabilidade. Natural de Coxim (MS), ele é militante político desde os 16 anos e mudou-se para Cuiabá em 2009, onde possui uma empresa de prestação de serviços na área educacional. "A grande mensagem da nossa candidatura é chamar a responsabilidade para o cidadão que paga imposto todos os dias para participar da política. Eu me sinto preparado. Estou preparado para pagar imposto e estou preparado para administrar", afirmou. Leia mais sobre o perfil do candidato.

 

Serys Slhessarenko (PRB): Primeira mulher senadora por Mato Grosso, eleita em 2002, Serys Slhessarenko (PRB), de 71 anos, concorre o cargo de prefeita de Cuiabá pela terceira vez. Natural de Cruz Alta (RS), Serys é a representante da coligação "Cuiabá Levada a Sério" (PRB e PTN). "Vamos dar a oportunidade a uma mulher que é ficha limpa, uma mulher que tem ética. Uma mulher que é autora da lei da delação premiada, que está varrendo através da Lava Jato a corrupção do país. Uma mulher que não aceitou a aposentadoria nem de deputada, nem de senadora, e vive com a aposentadoria de professora da Universidade Federal de Mato Grosso", disse, durante entrevista. Leia mais sobre o perfil da candidata.

 

Wilson Santos (PSDB): Deputado estadual e líder do governo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Wilson Santos representa a coligação "Dante de Oliveira" (PSDC, PMN, PEN, PHS, PRTB, PPS, PSL, PSDB, PSD, DEM, PSB e PV) na disputa pelo Palácio Alencastro. Ex-prefeito de Cuiabá, foi eleito prefeito em 2004 e reeleito em 2008. Natural de Dracena (SP), Wilson Santos tem 55 anos. "O que está em jogo em Cuiabá não é se você gosta ou não gosta de Wilson, o que está em jogo em Cuiabá é se você gosta de Cuiabá. Vamos prestar a atenção, vamos votar com a razão", afirmou. Leia mais sobre o perfil do candidato.

 

Horário e local de votação dos candidatos


O candidato Emanuel Pinheiro estará, às 9h, no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), no Centro da capital, para votar. Já o candidato Julier Sebastião irá votar às 10h, na Universidade Federal de Mato Grosso. Procurador Mauro irá votar às 16h30 na Escola Estadual Hélio Palma de Arruda, no Bairro Planalto. Renato Santanna irá votar às 14h na Escola Estadual Djalma Ferreira de Souza, no Bairro Morada do Ouro. Serys Slhessarenko votará às 10h, também no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Já Wilson santos irá votar às 8h na Escola Estadual Antônio Pinho Maciel Epaminondas, no Bairro Baú.

 

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia