Marisa Batalha/Luana Valentim
(Foto: Reprodução)
Em pesquisa de intenção de voto realizada entre os dias 18 a 22 de julho, em Cuiabá – o maior colégio eleitoral do Estado com 430 mil eleitores -, para a Governadoria do Estado, contendo os nomes dos pré-candidatos Mauro Mendes (DEM), Pedro Taques (PSDB), Procurador Mauro (Psol) e Wellington Fagundes (PR), o ex-prefeito de Cuiabá ganha disparado em quaisquer cenários. E abre uma distância de 24,2 pontos percentuais quando o confronto fecha entre ele [Mauro com 42,9%] e o gestor tucano amargando 18,7%.
O governador Pedro Taques só lidera o pódio quando o levantamento é sobre seu índice de rejeição que oscila entre 20 a 22,4%, em quatro cenários testados pelo instituto, junto ao eleitor cuiabano. Atrás do governador, em 2º lugar, aprece o senador republicano Wellington com 15,7%. E em todas as consorciações de nomes, Mauro tem o menor índice de rejeição junto ao eleitorado cuiabano, oscilando em até 4,7%.
A pesquisa do Instituto Mark contou com 604 entrevistados, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou menos e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com número MT-05174/2018.
Cenários na estimulada
Quando em um dos cenários todos os pré-candidatos [Mendes, Taques, Procurador e Wellington] são colocados à disposição do entrevistado, o ex-prefeito Mauro chega a um percentual de 39,2% contra 16,6% do governador. No 3º lugar vem o Procurador Mauro com 10,1% e amargando o último lugar aparece o senador Wellington Fagundes (PR) com 4,1%.
Em um confronto – em que o Procurador Mauro é retirado -, Mauro aparece com 40,4%, Taques com 17,7% e Fagundes com 5,9%.
E quando é o gestor tucano que é pinçado das perguntas feitas ao entrevistado – junto com o Procurador - sobre quem ele votaria para governador se Mauro ou Fagundes, Mendes sobe para 45,2% contra 6,8% de Fagundes.
Na pesquisa espontânea quando o entrevistador não sugere nome ao entrevistado sobre quem ele votaria para governador, o ex-prefeito de Cuiabá aparece com 10,1% contra 5,9% de Pedro Taques 5,9%.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!