Thays Amorim
Única News
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou na tarde desta quarta-feira (02) que deve assumir a presidência da Assembleia Legislativa (ALMT) na próxima sessão, que ocorre na quarta (09). Apesar da decisão favorável do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado Eduardo Botelho (União Brasil) tem evitado comentar sobre o assunto e aguarda o julgamento do mérito.
Segundo a parlamentar, Botelho deve viajar durante a semana. Com a decisão favorável do STF, Janaina volta a ocupar a primeira vice-presidência da Mesa Diretora, assumindo na ausência de Botelho.
“Eu conversei com Botelho ao telefone, ele já tinha uma viagem marcada, então eu vou assumir a sessão de quarta-feira já, o representando como vice-presidente, empossados que nós fomos há mais de um ano atrás. Espero que os trabalhos continuem de forma natural, tranquila. A Mesa, apesar de mudar o presidente, o vice, mudar um pouco os integrantes, é uma mesa muito parecida com a Mesa que já estava”, afirmou.
Antes da mudança, Botelho ocupava a primeira secretaria, enquanto Janaina estava na segunda secretaria do Legislativo. O deputado Max Russi (PSB) havia sido eleito como presidente em fevereiro do ano passado, após determinação do STF em fevereiro de 2021 contra a recondução por mais de duas vezes nas Assembleias Legislativas do país.
Contudo, em uma nova decisão da última quinta-feira (24), o ministro Alexandre de Moraes revogou a suspensão até o julgamento do mérito, considerando válida a eleição de junho de 2020. O julgamento deve ser encerrado na próxima terça-feira (08).
Janaina ressaltou a importância de ocupar temporariamente o cargo, ainda mais na semana do Dia Internacional da Mulher. Única mulher no parlamento, a deputada já esteve como presidente em 2019.
“A gente pretende também fazer mais dobradinhas como essa para abrir espaço. Botelho sempre ressaltou a importância da mulher estar enquanto presidente aqui, eu já tinha passado por essa experiência, fui a primeira da história a passar por essa experiência, a gente quer fazer isso mais vezes, normalizar a participação das mulheres enquanto presidentes de Poderes”, apontou.
A mais nova presidente do Legislativo deve enfrentar alguns assuntos polêmicos, como a rodada de discussão sobre a redistribuição do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos municípios, além da proposta sobre o Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE).
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!