Cuiabá, 15 de Setembro de 2024
00˚
00˚C
00˚C
Cuiabá
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Sexta-feira, 25 de Novembro de 2022, 09:58 - A | A

25 de Novembro de 2022, 09h:58 - A | A

POLÍTICA / ALTERAÇÃO NO COEFICIENTE

Ministro autoriza descongelar votos que podem deixar Juca sem vaga na AL

Resultado da votação altera resultado do pleito deste ano, favorecendo o deputado estadual Delegado Claudinei que buscou sua reeleição pelo PL

Amanda Garcia
Única News



O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, votou nesta quinta-feira (24) pelo descongelamento de 7.260 votos recebidos pelo ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto Mello (PL), no pleito deste ano.

A medida favorece diretamente o deputado estadual Delegado Claudinei (PL) – que buscou sua reeleição e saiu derrotado devido ao coeficiente eleitoral – e coloca em risco a candidatura do atual vereador de Cuiabá e presidente da Câmara Municipal – que foi eleito deputado estadual – Juca do Guaraná (MDB).

O voto de Lewandowski foi apenas o primeiro, ainda faltam votar outros seis ministros, sendo eles: Cármen Lúcia, Raul Araújo, Benedito Gonçalves, Sérgio Silveira Banhos, Carlos Horbach e Alexandre de Moraes.

O ministro acatou o recurso para reverter a inelegibilidade de Gilberto Mello, que havia sido enquadrado na Lei da Ficha Limpa pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). O ex-prefeito responde por Improbidade Administrativa.

Caso à Corte Eleitoral acate o pedido de Claudinei e os votos de Mello sejam descongelados, o PL [partido de Claudinei] poderá atingir 12.444 “votos de sobra”, contra 1.599 votos do MDB, fazendo com que Juca fique de fora do grupo de deputados estaduais eleitos neste ano.

Em nota encaminhada ao Única News, Delegado Claudinei contesta resultado da eleição. veja na íntegra:

Fui eleito pelas urnas. O Partido Liberal (PL), ao qual faço parte, atingiu votação para eleger três deputados estaduais. Com uma votação expressiva de 21.317 votos fiquei em terceiro no partido.

Porém, o candidato do nosso partido Gilberto Mello concorreu sub judice, obteve 7.260 votos, que estão congelados enquanto o recurso não é apreciado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se esses votos fossem contados, já teríamos sido declarados eleitos no dia 02 de outubro.

Meu intuito é respeitar a decisão das urnas e vou lutar em todas as instâncias para alcançar o desejo de 21.317 mato-grossenses, que me escolheram para ser o seu representante na Assembleia Legislativa.

Votos recebidos

Na eleição deste ano, Claudinei recebeu 21.317 votos e Juca 20.723.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia