11 de Dezembro de 2024
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Segunda-feira, 23 de Abril de 2018, 20:00 - A | A

23 de Abril de 2018, 20h:00 - A | A

POLÍTICA / GLEBA SÃO PEDRO

MPF garante posse de terra papara indígenas de MT

Da Redação



mpf

 

O Ministério Público Federal de Mato Grosso (MPF) garantiu na Justiça Federal, liminar que mantém a posse aos indígenas da etnia Kanela do Araguaia, em área por eles ocupada. A área em questão é a Gleba São Pedro, localizada no município de Luciara (1.190 km de Cuiabá).

 

De acordo com a ação, os indígenas da etnia kanela do Araguaia reivindicam a posse do território já ocupado e contestada por Noely Paciente Luz. Ela alega que a Gleba São Pedro encontra-se na posse de sua família desde a década de 1930, quando seu avô, em 1934, vindo do sul do Pará, juntamente com a família, instalou a fazenda por nome Mato Verde, hoje município de Luciara. 

 

Na década de 1940, seu avô fundou a fazenda São Pedro às margens do Rio Tapirapé e que, inclusive, abrigou índios da etnia Tapirapé em razão dos ataques sofridos pelos índios da etnia Kaiapós.

 

Além da permanência dos indígenas na área ocupada, o MPF também requereu, que Noely não reivindique novamente a posse do local. 

 

Cabe a Funai agora realizar vistoria na área, delimitar com mapa e coletar os pontos geográficos dos limites da área ocupada provisoriamente pelos indígenas, identificando os confrontantes. 

 

Tanto os indígenas quanto os demais ocupantes que residem na Gleba São Pedro, não devem promover o desmatamento, atividade de pesca e caça, fora dos limites permitidos na lei ambiental.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia