Cuiabá, 03 de Outubro de 2024
00˚
00˚C
00˚C
Cuiabá
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Segunda-feira, 09 de Janeiro de 2023, 16:40 - A | A

09 de Janeiro de 2023, 16h:40 - A | A

POLÍTICA / REPUDIOU VANDALISMO

“Não é assim que vamos salvar o Brasil”, diz Abílio sobre ação bolsonarista em Brasília

Deputado federal recém-eleito enfatizou que direita brasileira “perdeu a mão” ao invadir e destruir as sedes dos Três Poderes

Amanda Garcia
Única News



O deputado federal por Mato Grosso, Abílio Júnior (PL), neste domingo (8) sobre o ataque vândalo orquestrado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas sedes dos Três Poderes, em Brasília, contra o resultado das eleições de 2022. Bolsonarista de carteirinha, Abílio avaliou que o grupo de direita “perdeu a mão” ao invadir e destruir o patrimônio público e histórico nacional.

“Compreendo a euforia e a revolta dos manifestantes, MAS não posso de modo algum concordar e defender suas ações, pois prejudicam a própria direita. As manifestações que são legítimas e previstas na constituição, não são respaldadas por atos de invasão em prédios públicos e destruição patrimonial. [...] Lamento por isso. Não apoio a destruição e invasão de patrimônio público ou particular. Manifestações pacíficas como previsto na constituição sim, mas destruição não. Não percam a cabeça, não percam a razão, não é assim que vamos salvar o Brasil”, escreveu o liberal em suas redes sociais.

Segundo Abílio, a ação trará “graves consequências” para a direita brasileira. Visto que, a prática foi um ataque brutal ao Estado Democrático de Direito. Na avaliação do bolsonarista, a ação foi um “prato cheio” para a esquerda e o atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“As ações de quebrar o STF, o Planalto e o Congresso Nacional terão graves consequências. A direita perder a cabeça era tudo o que o PT almejava. Eles provocaram até conseguir. Agora o Lula utiliza seus amplos poderes decretando a Intervenção Federal na Segurança Pública do Distrito Federal. Politicamente, é uma grande derrota para a direita. Pois quem apela perde a razão!”, reiterou.

O ataque

Bolsonaristas radicais invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, neste domingo (8), após entrar em confronto com a Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Os participantes dos atos antidemocráticos estavam armados com pedaços de paus e pedras, objetos que utilizaram para destruir vidraças, portas e o plenário do STF.

Ainda não se sabe ao certo o tamanho do estrago ocasionado pela invasão, no entanto, já foram divulgados diversos itens históricos que compunham o Salão Nobre do STF. A sala abrigava obras de arte com mais de 100 anos, presentes dados ao Governo Brasileiro por mais de 20 países, móveis do século XIX, que vieram de Portugal com a família real, entre outros objetos.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia