12 de Dezembro de 2024
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Terça-feira, 28 de Agosto de 2018, 12:36 - A | A

28 de Agosto de 2018, 12h:36 - A | A

POLÍTICA / QUEDA DE BRAÇO

PEC contra Unemat naufraga na AL após articulação de Janaina

Da Redação



(Foto: Arquivo/Reprodução)

unemat 2.jpg

 

Após articulação da deputada estadual Janaina Riva (MDB), líder da oposição na Assembleia Legislativa, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de autoria do deputado Ademir Brunetto (PSB) que pretendia retirar a autonomia financeira da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), naufragou e ficou inviabilizada com a retirada da maioria das assinaturas dos deputados, sob a alegação de terem assinado por equívoco.

 

“Essa PEC é um absurdo já que demoramos muito para conseguir a autonomia da Unemat e não queremos mais que Universidade seja usada politicamente. Antes da autonomia financeira, quem podia mais na Assembleia como presidentes, primeiros secretários e deputados mais influentes conseguiam levar a Unemat para sua Região em detrimento aos que tinham menos força e é isso que não queremos mais que aconteça. A Unemat tem que caminhar com suas próprias pernas, com um plano de desenvolvimento da Universidade”, explica.

 

Na semana passada, durante giro pelo interior do estado, a parlamentar se reuniu em diversos municípios com representantes da instituição que pediram ajuda da parlamentar para que a PEC fosse inviabilizada. Segundo Janaina, muitos deputados assinaram porque foram induzidos ao erro pensando se tratar de uma proposta de expansão do campus de Alta Floresta.

 

“Hoje, por mais que os deputados que apoiaram a PEC digam que a universidade só está investindo em pessoal, isso fica claro o motivo quando temos a informação que o governo deve mais de R$ 80 milhões em repasses atrasados, portando não há mesmo como investir na abertura de novos campus. Impossível progredir e expandir estrutura quando o governo não cumpre com sua obrigação. Cientes disso, a maioria dos deputados que haviam assinado já retiraram suas assinaturas”, finalizou.

 

Na Live do Site Única News realizada nesta segunda-feira (27) com a ex-senadora Serys Slhessarenho, candidata neste pleito à uma vaga na Câmara Federal,também se posicionou contra o Projeto de Emenda Constitucional do deputado Ademir Brunetto.  

 

Lembrando que como relatora do Projeto de Lei 12.711/2012 que regulamentou as cotas no ensino público superior e proporcionou a inclusão de estudantes negros e pardos no ambiente universitário, seria impossível compactuar com a retirada da autonomia financeira de uma instituição de ensino que mudou a vida de milhares de pessoas. 

 

E mesmo que os deputados – Dr. Leonardo (PV) e Valdir Barranco (PT) -, tenham retirado suas assinaturas, inclusive sob a alegação de que ambos não sabiam que assinavam uma PEC contra a Unemat, Serys chegou a 'dar uma voz de comando’ a Brunetto, para que recuasse do projeto. Ainda lembrando que Mato Grosso precisa de investimentos neste setor e, sobretudo, de instituições de educação superior que abram cada vez mais o leque na inclusão de homens e mulheres no mercado de trabalho, com capacidade técnica e qualidade de conhecimento. 

 

“Eu chego a não acreditar que o deputado Brunetto tenha feito isto de livre e espontânea vontade. Pois ele é sabedor como nós de que precisamos de mais recursos para que a Universidade Estadual de Mato Grosso cresça em conhecimento. Inclusive acho que o deputado além de retirar a PEC, deveria pedir desculpas públicas por tê-la apresentado na Assembleia. Revelando à população que cometeu um grande equívoco”, destacou.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia