Uma pesquisa para saber a avaliação da população cuiabana e várzea-grandense sobre a troca do modal Veículo Leve sobre Trilho (VLT) para o Bus Rapid Transit (BRT), apontou que a maioria é contra o novo projeto do Governo do Estado.
Com a pergunta: “Para o senhor, qual desses meios de transporte você acha que o governador deveria concretizar para a população cuiabana? (estimulada)”, 59,4% das pessoas de Cuiabá disseram preferir o VLT. Já outros 40,6% dos moradores de Cuiabá disseram ser a favor da implantação do BRT.
Porém, ao serem questionados de que mesmo com o investimento de R$ 1 bilhão no VLT, ainda concorda com a troca pelo BRT, 88% da população cuiabana disseram que sim e apenas 12% dos cuiabanos responderam que não.
Sobre a influência da população, se o governador Mauro Mendes (DEM) deveria ouvir a opinião da população cuiabana sobre a troca, 85% disseram que sim e 15% comentaram que não tem necessidade.
A pesquisa ainda chegou a questionar os cuiabanos sobre a atitude do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) em entrar na Justiça para tentar impedir o projeto do Governo do Estado e 74,8% opinaram que o gestor está certo, contra 18,8% que disseram que não concorda.
Sobre a opinião da população várzea-grandense de qual modal preferem, foram 63,6% que disseram preferir o VLT, e 36,4% para o BRT.
Em relação se concordam com a troca, mesmo com o que já foi investido no VLT, apenas 7% disseram que não concorda e 93% opinaram que sim.
Já se os várzea-grandenses acham que o governador deveria ouvir a população. 88,7% disseram que sim e 11,3% não.
A pesquisa foi realizada pela empresa Percent Pesquisa e Consultoria em Cuiabá e Várzea Grande nos dias 13 e 14 de janeiro deste ano. Foram entrevistadas 400 pessoas em cada cidade. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos.
Veja a pesquisa: