Cuiabá, 25 de Abril de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 27 de Julho de 2020, 17:18 - A | A

27 de Julho de 2020, 17h:18 - A | A

POLÍTICA / NOVO DECRETO

Pinheiro define horários das atividades econômicas; veja como fica

Euziany Teodoro
Única News



O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, publica novo decreto nesta segunda-feira (27), disciplinando o horário de abertura de cada uma das atividades comerciais em Cuiabá, permitida após decreto estadual na sexta-feira (24).

As medidas valem de 28 de julho a 12 de agosto, ou seja, pelos próximos 15 dias. A cada sete dias, elas serão revistas e, se for necessário, readequadas.

Também está retomado o toque de recolher, das 22h às 5h, de 28 de julho a 12 de agosto.

A equipe técnica da prefeitura definiu horários alternados, para evitar os horários de pico no trânsito e, por consequência, aglomeração de pessoas. Especialmente no transporte coletivo.

VEJA COMO FICA

>> Comércio de rua: de segunda a sábado, das 9 horas às 17 horas;
>> Shopping Center: de segunda a sábado, das 11 horas às 21 horas;
>> Shopping Popular: de segunda a sábado, das 9 horas às 17 horas;
>> Prestação de serviços em geral: de segunda a sábado, das 8 horas às 16 horas;
>> Conveniências de postos de gasolina e distribuidoras de bebidas: de segunda a sábado, de meio-dia às 21 horas;
>> Academias de musculação, ginástica, natação e congêneres: de segunda a sábado, das 6 horas ao meio-dia, e das 16 horas às 21 horas;
>> Bares, restaurantes e congêneres: de segunda a sábado, das 11 horas às 21 horas;
>> Salão de beleza, barbearia e congêneres: de segunda a sábado, das 10 horas às 20 horas;

O consumo no local em conveniências e distribuidoras está proibido.

Shopping centers, bares, restaurantes, conveniências e distribuidoras, não poderão abrir aos domingos e feriados, mas poderão fazer entregas por meio de delivery nesses dias.

“Esses horários desencontrados das atividades econômicas é uma forma de distribuir, ao longo do dia, os horários de pico. Acabar com aquele conceito ultrapassado de que horário de pico é todo mundo sair de casa às 7 horas da manhã, todo mundo vai almoçar ao meio-dia, todo mundo volta às 14 horas e volta para casa às 17:30 às 18 horas. O resultado é um trânsito insuportável, ônibus superlotados e perda de tempo, atrasos e diminuição da qualidade de vida. Ao propor esses horários desencontrados, alternados, estamos preparando um novo modelo de desenvolvimento urbano, um novo modelo de mobilidade urbana para o pós-pago pandemia”, explicou Emanuel Pinheiro.

Segundo ele, quando as escolas e outras atividades forem retomando atendimento, também se encaixarão nos horários alternados.

“Cada atividade que for retornando, vai ser cada uma com o seu horário desencontrado, para pulverizar os horários de pico em Cuiabá e não haver aquele trânsito insuportável, que atrasa nossa vida, irrita e perturba qualidade de vida”, concluiu.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Anexos

Comente esta notícia

Thais Figueiredo 27/07/2020

E o estágio supervisionado? Quer dizer que bares e academias podem porém os alunos que querem colar grau não podem se formar pq não liberam os campos?

1 comentários

1 de 1