Da Redação
(Foto: Sicom/Prefeitura de Cuiabá)
Após suscitar inicialmente polêmica, na reforma de sua obra, a nova Praça Ipiranga, em Cuiabá, será entregue nesta segunda-feira (04), pelo prefeito emedebista, Emanuel Pinheiro. A praça - um dos mais tradicionais espaços de lazer da Capital -, que fica bem no centro da cidade, passou por um completo processo de revitalização.
A ideia foi manter sua historicidade - de olho na preservação do patrimônio histórico -, e ainda ampliar o espaço, como forma de proporcionar uma maior comodidade aos milhares de cuiabanos que passam diariamente pelo local. A obra é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e recebeu um investimento de R$ 311 mil.
O recurso permitiu o desenvolvimento das etapas de paisagismo e jardinagem, troca do piso, melhorias na parte de instalação elétrica e iluminação, e reconstrução das calçadas com rampas de acesso e piso tátil, assegurando toda acessibilidade necessária.
O tradicional chafariz, que há muitos anos não estava mais em funcionamento, também foi totalmente restaurado. Por meio de um trabalho minucioso de recuperação, o monumento ganhou uma nova vida, sem perder todo o valor histórico que carrega.
O mesmo serviço de resgate patrimonial também foi realizado no coreto e nos postes de iluminação que, conforme seus desenhos arquitetônicos, remetem à época em que a praça foi construída.
O novo espaço ganhou também uma grande novidade. Pensando em possibilitar mais conforto aos cuiabanos, a prefeitura construiu na nova Ipiranga um banheiro público.
Tomando todos os cuidados para assegurar a preservação ambiental, a estrutura foi edificada com uma pequena estação de tratamento de esgoto, garantindo que os dejetos cheguem à rede da região sem gerar qualquer tipo de prejuízo à natureza.
A reestruturação da Praça Ipiranga faz parte da proposta de resgate do Centro Histórico de Cuiabá, idealizada pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Até o momento o programa já chegou às praças Alencastro, Popular, Senhor dos Passos, Dr. Alberto Novis e da Mandioca. Ao longo dos próximos anos, o plano deve abranger ainda a Maria Taquara, Oito de Abril, e outros importantes espaços do município.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!