Cuiabá, 15 de Setembro de 2024
00˚
00˚C
00˚C
Cuiabá
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Quinta-feira, 14 de Julho de 2022, 18:33 - A | A

14 de Julho de 2022, 18h:33 - A | A

POLÍTICA / ENERGIA SOLAR

Prefeito cita "taxação do sol" e alfineta Mendes ao lançar IPTU Sustentável

Gabriel Rodrigues
Única News



O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), alfinetou na tarde desta quinta-feira (14), durante lançamento do IPTU Sustentável, o governador Mauro Mendes (União Brasil), que ficou marcado por querer "taxar o sol" em Mato Grosso.

"Foi uma lei que eu sancionei hoje, criando o IPTU Sustentável, enquanto tem gestores querendo taxar a luz do sol, que querem taxar a energia solar, aqui em Cuiabá, o prefeito da capital quer estimular e dar descontos na taxa de IPTU a quem investir na energia solar", disse ele.

Neste ano, os deputados vetaram a taxação.

A captação de energia solar é feita por placas fotovoltaicas instaladas no telhado de residências, empresas e indústrias ou em campos abertos. A energia é enviada para o inversor que converte a corrente contínua em corrente alternada que é jogada na rede ou armazenada em baterias para uso direto do consumidor.

O projeto

O projeto entrará em vigência a partir de 2023 na capital mato-grossense. A ação foi realizada na tarde desta quarta-feira (14), no Parque da Família, localizado no bairro Terra Nova. No local, foi montado um modelo de casa sustentável onde foram apresentadas quatro, de um total de nove tecnologias, descritas na normativa que poderão ser utilizadas como base em até 25% de desconto do valor total do tributo imobiliário para imóveis residenciais, comerciais, industriais e condomínios horizontais que adotarem medidas de proteção ao meio ambiente.

O benefício possuirá validade de dois anos, podendo ser renovado por igual período, mediante a uma nova vistoria. Cada ação equivale a dedução de 2,5% sobre os encargos. 

Após chegar ao evento dirigindo um carro elétrico, o prefeito Emanuel Pinheiro destacou que a iniciativa é um marco histórico para a capital, que atua no desenvolvimento de uma cidade mais verde, sustentável, limpa e revolucionária, transformando-a em um modelo nacional a ser seguido, entregando à população um legado traçado pela humanização na prestação dos serviços públicos. 

"É um prazer muito grande, eu como prefeito da cidade, sancionar essa lei. Parabenizo ao secretário de Governo, Luís Cláudio,  pelo cuidado para que esse projeto não fosse esquecido dentro de um universo de prioridades. Queremos deixar o legado da humanização, de realizações e entregas de obras estruturantes. Não posso me esquecer do cuidado com as pessoas. Deixar o legado de um tocador de almas ao lado de um tocador de obras que cuida da vida das pessoas, a nossa maior preocupação. O momento é agora, o exemplo é hoje e o legado também.  É esse conceito macro de sustentabilidade, que nos leva a transformar a nossa capital em exemplo de sustentabilidade. Uma Cuiabá que vai estar na linha de frente das mudanças, como uma das primeiras capitais do país a implantar esse conceito. Vamos servir de incentivo para demais, transformar a nossa querida Cuiabá como uma cidade muito melhor de se viver. ", pontuou o gestor.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia