09 de Dezembro de 2024
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Terça-feira, 03 de Abril de 2018, 10:04 - A | A

03 de Abril de 2018, 10h:04 - A | A

POLÍTICA / TUDO PARADO

Prefeitura e Santa Casa devem resolver impasse financeiro com paralisação

Da Redação



(Foto: Reprodução)

dbeae390a26a6df3aa5e41986ccf98b4.jpg

 

No final de março, Maria Elizabeth Alves, presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Mato Grosso (Fehos), chegou a assegurar que sem o repasse do Governo do Estado, as unidades hospitalares como - Santa Helena, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Geral Universitário (HGU) -, em Cuiabá, com caixa no vermelho, iriam paralisar algumas de suas atividades mais procuradas como os serviços de atendimento de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Após algumas reuniões com a Secretaria de Estado de Saúde e Prefeitura de Cuiabá, a decisão chegou a ser prorrogada. Mas com a suspensão nesta terça-feira(3) do atendimento a novos pacientes do SUS, na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. E ainda o Pronto-Atendimento, quanto a pacientes que precisem de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sabe-se que as rodadas de negociação - muito possivelmente -, tiveram seus acordo quebrados.

 

A esperança da unidade hospitalar é que o prefeito cuiabano, Emanuel Pinheiro, via Secretaria Municipal de Saúde, consiga cumprir a promessa e realize o repasse de R$ 10,5 milhões. Um recurso de emendas da bancada federal de Mato Grosso e que teria sido depositado pelo Ministério da Saúde no dia 8 de março

 

Já o presidente do Hospital Santa Helena, Marcelo Sandrin, chegou a citar em entrevista recente ao Jornal do Meio Dia, da TV Vila Real, que parte de uma emenda da bancada federal teria sido supostamente desviada para outras finalidades.

 

No entanto, a direção da Santa Casa garante que esta verba - comprovadamente -, já está na conta da Prefeitura. Ainda que não entendam porque não foi transferida, já que está lá parada desde o início de março.

 

Ainda hoje, o presidente da Santa Casa, Antônio Preza, se reúne com representantes da prefeitura para tentar receber o dinheiro e sanar as contas do hospital.

 

Por meio de nota, a secretaria alegou que está aguardando o posicionamento oficial, que o Ministério da Saúde deverá enviar, por meio de Nota Técnica, solicitada em 28 de março, concernente à aplicação do recurso advindo da emenda parlamentar destinada à Santa Casa, em consonância com a Portaria nº 565 de 9 de março de 2018. 

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia