Cuiabá, 08 de Maio de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 15 de Março de 2022, 15:52 - A | A

15 de Março de 2022, 15h:52 - A | A

POLÍTICA / CHAPA "GA-GA"

PTB lança Galvan ao Senado e avalia nome de Galli para disputar governo de MT

Abraão Ribeiro
Única News



Após articulações e debates internos, o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Antônio Galvan, anunciou nesta terça-feira (15) que é pré-candidato ao Senado Federal pelo PTB. Além disso, Galvan disse que o partido avalia o nome do ex-deputado federal Victório Galli (PTB), para disputar o Palácio Paiaguás.

“Sou pré-candidato ao Senado pelo PTB aqui do Mato Grosso. O PTB também tem o projeto do Victório Galli, que é pré-candidato ao governo. Não tem nada definido, mas existe uma possibilidade que ele possa vir a suprir essa vaga de governador”, disse Galvan nesta manhã.

Símbolos do conservadorismo em Mato Grosso, tanto o ex-deputado federal, quanto o atual presidente da Aprosoja Brasil, articulam a formação de chapa majoritária para disputar as eleições gerais há um certo tempo, e buscam, claro, colocar o presidente Jair Bolsonaro (PL) no palanque deles.

Isso aponta para mais um racha na direita – como foi nas eleições suplementares de 2022 – tendo em vista que de um lado temos o senador Wellington Fagundes (PL), do partido do presidente e grande articulador para sua filiação na sigla, e do outro lado temos o deputado federal José Medeiros (Podemos), que faz de tudo para “colar” na imagem do chefe da nação e quer disputar a senatoria, com Fagundes como candidato ao governo (coisa que ele, o Fagundes, ainda não definiu, e pelo jeito, não quer).

Hoje, no Palácio Paiaguás, Galvan disse que a agremiação petebista também estuda lançar nome próprio ao Governo do Estado, e um dos cotados é o ex-deputado Victório Galli, presidente da sigla. Galvan afirmou que ainda não conversou com o presidente Jair Bolsonaro sobre um possível apoio à campanha, e que tem falado com ele somente “sobre a questão da possível falta de fertilizantes e outras preocupações do setor produtivo primário”.

Ainda no Paiaguás, sede do governo Mauro Mendes, o chefe da Aprosoja afirmou que é “inevitável” falar de política com o gestor estadual. Ele não descartou apoio a Mendes, mas disse que a prioridade do PTB é ter nome próprio ao Executivo.

Por hora, Galvan garantiu que o que está certo é sua candidatura ao Senado e que o objetivo agora é formar as chapas.

“Estamos trabalhando nas filiações para poder fechar as proporcionais e também buscando um nome para essa vaga do executivo. Ele propôs, deixou à disposição, o próprio Galli, o nome dele dentro da necessidade, de ele ser um possível candidato a governador. Então nós estamos mais preocupados agora, uma vez definida minha filiação ao PTB, garantido tanto na nacional quanto na estadual essa vaga ao Senado, então a gente vai para a pré-candidatura, é fechar as vagas proporcionais”, concluiu.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia