Keka Werneck
Única News
O Sindicato dos Servidores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), que representa professores e demais trabalhadores de escolas da rede, denuncia que o governador Mauro Mendes (DEM) e o secretário de Educação, Allan Porto, fizeram da entrega de apostilas, nesta segunda-feira (27), “um palanque eleitoral”.
O Governo trocou o livro didático na rede estadual, recebido do Governo Federal, pelo modelo apostilado, comprado por R$ 179 milhões.
De acordo com o Sintep, a troca de material didático representa um “gasto milionário e desnecessário”.
A secretária de Políticas Educacionais do Sintep-MT, Guelda Andrade, ressalta que tais apostilas não são a “salvação do ensino público em Mato Grosso”. Para ela, a aquisição, além de desrespeitar a autonomia e organização curricular das escolas, também significa “desperdício de dinheiro às custas da autopromoção do governador”.
O Sintep-MT lamenta a troca do livro didático pelo modelo apostilado, que, na visão da entidade, “é uma forma de mercantilização da educação”.
O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, destaca que os verdadeiros investimentos em Educação deveriam estar na melhoria da infraestrutura das mais de 700 escolas públicas, muitas delas sem nenhuma reforma há anos, e na valorização dos profissionais.
Na entrega das apostilas, o governador Mauro Mendes disse que o material didático comprado pelo Estado vai melhorar a qualidade do ensino em Mato Grosso, pois é semelhante ao que é usado “no ensino privado das melhores escolas do país”.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!