25 de Março de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Terça-feira, 09 de Fevereiro de 2021, 15:11 - A | A

09 de Fevereiro de 2021, 15h:11 - A | A

POLÍTICA / FIM DOS ENTRAVES

STF extingue ação e Botelho está garantido na presidência da ALMT

Keka Werneck
Única News



Deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) não tem mais entraves jurídicos para seguir no cargo de presidente da Assembleia Legislativa, para o qual foi reeleito pelo terceiro mandato consecutivo. O Supremo Tribunal Federal (STF) extinguiu a Ação Direta de Inconstitucionalidade que questionava a recondução dele ao cargo.

A decisão do STF é desta terça (8), do ministro Alexandre de Moraes. A ação havia sido interposta pela Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Conecate).

A Confederação cita o artigo 57 da Constituição Federal, que proíbe a reeleição subsequente dos presidentes das casas legislativas federais. Ocorre que já há o entendimento no próprio Supremo de que essa cláusula não é de reprodução obrigatória nos Estados.

Ao questionar a recondução do presidente ao cargo por três vezes sequenciais, a Conecate vê ofensa aos princípios republicanos de igualdade e democracia e defende a efetiva alternância do poder. No entanto, o ministro não considerou as argumentações e extinguiu a ação.

A ação pedia liminarmente, no STF, a destituição do deputado do mandato e a realização de nova eleição, sem que Botelho pudesse participar.

Botelho já havia se livrado de uma outra ação, na semana passada. O advogado Edno Damascena de Farias fez o mesmo questionamento no Judiciário. Mas juíza Célia Vidotti também extinguiu a ação. O deputado aguardou o trâmite judicial de ambas as ações na presidência e agora deve conduzir a Assembleia por dois anos.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia