24 de Janeiro de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2020, 15:22 - A | A

13 de Fevereiro de 2020, 15h:22 - A | A

POLÍTICA / "COMPORTAMENTO POUCO ORTODOXO"

Thelma de Oliveira denuncia chantagem e MP investiga secretário de Finanças de Chapada

Ana Adélia Jácomo
Única News



O Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT) abriu inquérito civil, em 6 de fevereiro, para apurar denúncia de chantagem e possível manipulação em planilhas relativas à Prefeitura de Chapada dos Guimarães (a 65 Km de Cuiabá). A denúncia foi feita pela prefeita Thelma de Oliveira (PSDB) ao promotor Leandro Volochko.

Consta na Portaria 005/2020 que Thelma, o procurador-geral do município, Renato de Almeida Orro, bem como o secretário de Finanças, Hermes Eduardo de Souza e Silva, afirmam que o funcionário D.P.S, de empresa CMF Empreendimentos ME. estaria tentando chantagear o Executivo para obter pagamentos relativos às obras em realização e/ou evitar punição administrativa.

A Portaria também afirma que existe um áudio, supostamente de uma conversa com o então secretário municipal de Finanças, Hermes, e o funcionário, que seria utilizado para possível abertura de investigação pela Câmara de Vereadores numa tentativa de afastar a prefeita do cargo.

O promotor afirma que, muito embora a denúncia tenha sido feita para convencer o Ministério Público sobre a existência de uma possível chantagem em curso contra a prefeita de Chapada dos Guimarães, o conteúdo do áudio anexado aos autos precisa ser investigado.

“Chama a atenção o áudio para comportamento pouco ortodoxo/republicano do então secretário municipal de finanças, sr. Hermes, no sentido de ajudar e orientar o funcionário da empresa contratada para realizar obras públicas a não tomar prejuízo. Entendo que o diálogo travado inspira suspeitas de possível manipulação em planilhas das obras para, justamente, evitar-se eventual prejuízo da empresa CMF Empreendimentos ME relativo ao contrato n. 055/2018. Tal fato é o objeto de investigação deste inqúerito civil”, diz trecho do documento.

Dessa forma, o MP investiga o funcionário da empresa citada e o secretário de Finanças Hermes Eduardo. Thelma e Renato Orro são tidos apenas como noticiantes.

O promotor Leandro Volochko determinou Centro de Apoio Operacional de MT que degrave e identifique os interlocutores do áudio e oficializou prazo de 10 dias para que empresa apresente a justificativa da demissão do funcionário, bem como todas as planilhas feitas com o município de Chapada.

À Prefeitura de Chapada de Guimarães ele pediu a entrega de cópias das notas de empenho, liquidação e pagamento do contrato firmado com a empresa; cópia das planilhas de trabalho das obras realizadas pela empresa, bem como eventuais alterações realizadas nas mesmas.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia