Amanda Caroga
Única News
O deputado estadual, Wilson Santos (PSD), disse na manhã desta segunda-feira (14) que apenas os deputados Eduardo Botelho (União) e Max Russi (PSB), conseguem montar uma chapa competitiva para disputar o comando da Assembleia Legislativa. Dessa forma, a dupla deve continuar presidindo a Casa de Legislativa por mais 4 anos.
De acordo com Wilson, isso acontece devido ao atual regimento interno, que impossibilita que haja renovação no comando da ALMT. Na ocasião, o parlamentar explicou que para montar uma chapa, é necessário a presença de 7 deputados e, mesmo juntando os 6 parlamentares recém-eleitos no pleito deste ano, ainda não seria suficiente para montar uma chapa.
“O colégio eleitoral é muito pequeno e não há candidatura avulsa, tem que ter uma chapa e para isso você precisa de 7 nomes e tirando esses dois, ninguém consegue fazer uma chapa completa. No dia que mudar o regimento interno e já existem propostas, onde cada um possa disputar com candidaturas avulsas, deve mudar. O próprio sistema e mecanismo é montado para dificultar a renovação, isso já vem de um bom tempo, acho muito difícil, são 6 novos deputados, se juntar toda a renovação não forma uma chapa”, avaliou em entrevista à Rádio CNN Cuiabá.
O deputado ainda comentou sobre o empasse enfrentado por Botelho. Conforme o Wilson, caso o deputado não consiga o aval da Justiça para disputar novamente a presidência, ele deve inverter os papéis com Russi para repetir a dobradinha pela quarta vez.
Além deles, o pessedista falou sobre a situação da deputada Janaina Riva (MDB), que chegou a ensaiar uma busca pela presidência mas que “jogou a toalha” e agora deve pleitear a 2° secretaria ao lado de Botelho e Russi.
“Tem uma decisão do Supremo Tribunal Federal que vem trazendo dúvidas, se o deputado Botelho pode pela quarta vez presidir o parlamento. Pelo o que eu sei, caso não possa, eles devem inverter a composição colocando o Max como presidente e o Botelho como 1° secretário, a Janaina já jogou a toalha e pleiteia a 2° secretaria, então esse trio, Botelho, Max e Janaina devem continuar presidindo a Assembleia nos próximos 4 anos”, enfatizou.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!