Da Redação
Foi constituída uma Câmara Setorial Temática (CST) na Assembleia Legislativa com o objetivo de promover estudos, pesquisas, análises e propostas sobre a relação entre Mato Grosso e a China. A reunião, que ocorreu nesta segunda-feira (29), contou com a participação de membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), representantes de universidades, Casa Civil do estado, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec/MT) e Ministério da Agricultura.
Durante o encontro, os presentes discutiram diversas ações passadas e em andamento nas relações entre Brasil e China, assim como entre Mato Grosso e o país asiático. A avaliação foi de que o momento é propício para aprofundar o diálogo entre o estado e essa potência mundial. O deputado Valdir Barranco (PT), proponente da câmara, afirmou: "Neste mandato, identificamos um ambiente favorável para a criação de um dispositivo que promova a discussão dessas relações. Portanto, conseguimos rapidamente estabelecer e aprovar a CST, que foi instalada hoje, com a presença de pessoas dispostas a contribuir com esse trabalho".
O parlamentar também ressaltou que professores das universidades Federal de Mato Grosso (UFMT), do Estado de Mato Grosso (Unemat), Federal de Rondonópolis (UFR) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) participaram da instalação e se colocaram à disposição da CST.
Thomas Law, presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China (CNRBC) da OAB, acredita que a CST irá fortalecer o relacionamento entre Mato Grosso e a China. Ele destacou a importância de aproveitar esse momento para aprofundar as relações comerciais, envolvendo universidades, pesquisas e órgãos públicos, como a Assembleia, além de buscar parcerias com o setor privado e a sociedade civil organizada.
Law também mencionou o papel da OAB na regulação dessas relações e apresentou a Carta Brasil/China de cooperação jurídica, que visa facilitar o comércio entre os dois países e garantir segurança jurídica. O documento está disponível na página da OAB.
O advogado Elvil Klauk Júnior, membro da Coordenação Estadual das Relações Brasil-China, foi designado como relator da Câmara Setorial Temática. Ele adiantou os próximos passos do grupo de trabalho, que incluem o desenvolvimento de um calendário de reuniões, definição de pautas e metas, bem como a criação de grupos de estudos específicos para abordar temas como segurança jurídica, questões ambientais, energia e infraestrutura.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3