17 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Sábado, 17 de Dezembro de 2016, 13:54 - A | A

17 de Dezembro de 2016, 13h:54 - A | A

POLÍTICA / PAIAGUÁS

Vandoni deixa cargo no governo; Taques nomeia delegado

Da Redação



Gcom-MT

adiana vandoni.jpg

 

Adriana Vandoni, secretária do Gabinete de Transparência e Combate a Corrupção do Palácio Paiaguás, disse à pouco em sua página no Facebook, que está deixando o cargo, colocando um fim ao 'seu ciclo no governo de Taques'. O anúncio feito neste sábado (17), coloca lenha na fogueira das boatarias nos corredores do Palácio Paiaguás, já que ocupava o cargo desde 2015.

 

Como uma carta aberta, colocada em sua ágina no Face, Vandoni cita os trabalhos desenvolvidos frente ao Gabinete. Ela fala que deixa o staff de Taques porque seu ciclo se encerrou como um prazo de validade.

 

A pista para o motivo da saída de Adriana Vandoni pode ter sido após uma reunião ampliada entre Taques e o seu secretariado, na manhã deste sábado (17) no Palácio Paiaguás. meio da reforma administrativa que deve ser encaminhada na semana que vem à Assembleia Legislativa. 

 

Até o momento, o Gabinete de Comunicação do Estado não publicou nota oficial sobre a mudança e os motivos que levaram Adriana Vandoni deixar o staff de Pedro Taques (PSDB). Mas a especulação para sua saída gira em torno da reforma administrativa que o Governo vem anunciando que vai fazer.

 

Logo após o anúncio do próprio Governo do Estado, o Gabinete de Comunicação (Gcom) divulgou o nome do substituto na pasta de Combate à Corrupção, o delegado civil José Freitas da Silva. O novo secretário do primeiro escalçao deve assumir a partir da próxima semana.

 

Nota na íntegra:

 

O governador Pedro Taques vai nomear o delegado de Polícia Civil Fausto José Freitas da Silva para ocupar, a partir da próxima terça-feira (20.12), o cargo de secretário do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC) do Governo do Estado de Mato Grosso, no lugar deixado pela economista Adriana Vandoni.

Fausto Freitas será remanejado da presidência do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), cujo novo titular será anunciado na próxima semana pelo governador. Até lá, responderá pelo órgão o também delegado da Polícia Civil, Silvio do Valle.

Ao anunciar o delegado Fausto Freitas para o GTCC - uma iniciativa pioneira -, Pedro Taques reafirmou a determinação para que o Governo dê continuidade e fortaleça a política de compliance e combate à corrupção no âmbito do Estado.

Cuiabá-MT, 17 de dezembro de 2016.

GCOM – Gabinete de Comunicação do Governo de Mato Grosso

 

Histórico 

 

Vandoni ficou conhecida como blogueira e depois pelas intermináveis  brigas com a deputada Janaína Riva (PMDB), filha do ex-parlamentar José Riva. Resultando em ações penais contra a secretária.

 

Entre os processos estão frases de Vandoni em entrevista concedida ao programa Conexão Poder, quando ao rebater críticas da parlamentar, chamou a deputada de “Riva Filha”, em alusão ao pai, o ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, conhecido por ter vários processos criminais correndo na Justiça. Além de frase dirigidas a Janaína como "a deputada tinha que parar de “boquejar” e “cacarejar”.

 

Adriana já havia sido processada pela parlamentar( quando ainda disputava uma cadeira no Legislativo estadual, em junho de 2014),. Na época, Vandoni ainda era blogueira. e teria injuriado Janaína Riva durante exibição do quadro televisivo “Prosa e Política”, que foi ao ar no programa “Preto no Branco”, da TV Pantanal, no dia 26 de maio de 2014. No programa a então blogueira disse que o ex-deputado José Riva (pai de Janaína), a ex-secretária de Estado Janete Riva (mãe), e o ex-vereador João Emanuel (ex-marido) eram “reeducandos”, mas Janaína Riva “não era reeducanda ainda”.

 

Elas chegaram até firmar um acordo de conciliação este ano, em audiência realizada pelo desembargador Marcos Machado, relator da ação penal, quando ficou pactuado que Janaina desistiria da queixa crime, desde que Vandoni não mais se referisse a ela usando termos pejorativos. Tempos depois a deputada requereu a reabertura da ação penal, em face do descumprimento do acordo.

 

Confira nota da saída de Vadoni:

 

O Governo de Mato Grosso comunica que a economista Adriana Vandoni apresentou seu pedido de exoneração do cargo de secretária do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC) para tratar de assuntos familiares e acadêmicos. O pedido de desligamento foi comunicado ao governador Pedro Taques no último dia 09, e formalizado nesta sexta (16.12).

O governador agradeceu o empenho e dedicação da ex-secretária ao aceitar o desafio inovador de implantar uma das primeiras experiências de compliance em nível de um governo estadual, e reafirmou o compromisso do Governo de Mato Grosso de continuar vigilante e resoluto no combate à corrupção. Pedro Taques nomeará o secretário adjunto do GTCC, Matheus Cunha, para responder interinamente pela secretaria.

Abaixo, a íntegra do pedido de desligamento apresentado por Adriana Vandoni.

Cuiabá-MT, 17 de dezembro de 2016.

GCOM – Gabinete de Comunicação do Governo de Mato Grosso

 

VEJA:

(Foto: Reprodução)

WhatsApp Image 2016-12-17 at 3.37.54 PM (1).jpeg

 

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia