Claryssa Amorim
(Foto: Reprodução)
O vereador por Cuiabá, Abílio Junior (PSC), protagonizou um ‘barraco, ao criar um tumulto durante a inauguração do novo Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), na noite desta sexta-feira (28).
Depois de mostrar à imprensa que supostamente a nova unidade hospitalar não estaria acabada - e sob a justificativa que teria sido agredido por seguranças do local -, o parlamentar municipal se jogou no chão e gritou, protestando contra a inauguração. Pois para ele, a obra estaria inacabada e que por lei esta cerimônia legalmente não poderia ocorrer.
Na presença da 'nata da política estadual', reunida no evento e bastante alterado, o vereador começou a gritar “obra inacabada, fraude do prefeito".
Para ser contido, os seguranças tiveram que impedir a sua entrada no novo Pronto Socorro e ele declarou estar “muito frustrado”. E ainda que como vereador, tem direito de protestar e mostrar com vídeos, a obra inacabada.
“Eu não premeditei [o protesto]. Vim para a inauguração. Se a obra estivesse acabada, não faria isso”, declarou aos berros.
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), não escondeu - antes da realizaçao do evento - que a unidade hospitalar estaria sendo inaugurada, mas que ela estaria 100% pronta somente no aniversário da cidade, em 8 de abril de 2019. Assim, seu funcionamento seria realizado em três etapas.
O prefeito ainda rebateu as acusações de Abílio e disse que o cronograma da obra está sendo seguido sistematicamente e que não há nada irregular.
“Tem vereadores que são uma farsa, tem políticos que são uma farsa, tem pessoas que são uma farsa. A obra está aí, está dentro de um planejamento sério, compromisso com o Estado, com a Presidência da República”.
A primeira, que foi apreciada nesta sexta-feira, foi inaugurada a ala ambulatorial, contendo recepção sala de aplicação de injetáveis, sala de curativos e de pequenas cirurgias, consultórios, e as especialidades médicas de cardiologia, ginecologia/obstetrícia, endocrinologia, gastroenterologia, dermatologia, psiquiatria e clínica-geral.
Na segunda etapa, no dia 29 de janeiro de 2019, as enfermarias serão abertas, contendo farmácia, duas enfermarias masculinas com 60 leitos e um isolamento, uma enfermaria feminina com 30 leitos e um isolamento, sala de raios-X e sala de ultrassonografia.
Já na terceira etapa da inauguração, terá a abertura da ala de urgência e emergência, duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), com 20 leitos, e duas salas de cirurgia. Esta deve ser entregue em 25 de fevereiro de 2019. Em 22 de março, mais três UTIs com 40 leitos e outras duas salas de cirurgias começam a funcionar.
Já o vereador - que faz oposição a Pinheiro na Câmara -, depois de se acalmar, começou a atacar todos que estavam no local, sobrando até mesmo para a imprensa, que tentava entender o seu ato. Principalmente quando Abílio disse que não falaria com os jornalistas, pois estavam sendo pagos pelo prefeito.
Em seu discurso, Emanuel evitou comentar o “show” de Abílio, mas agradeceu a presença de outros parlamentares que estavam no local, “quero agradecer aos vereadores equilibrados racionalmente no local”.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!