Thays Amorim
Única News
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram por 16 votos favoráveis, em sessão nesta quinta-feira (03), a inclusão do lanche popularmente conhecido como ‘baguncinha’, junto à maionese temperada, como patrimônio cultural de Cuiabá. O Projeto de Lei (PL) teve apenas uma abstenção, da vereadora Michelly Alencar (União Brasil) e sete ausências.
Para entrar em vigor, a proposta precisa ser sancionada pelo prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB). No dia 17 de fevereiro, os parlamentares haviam aprovado o parecer favorável emitido pela Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico (CCPH) sobre o projeto.
O PL é de autoria do vereador Adevair Cabral (PTB), que busca a valorização das tradições que fazem parte da culinária cuiabana.
"[O baguncinha] dá empregabilidade e sustento a diversas famílias, e, além do mais, transformou-se em um ponto de encontro dos cuiabanos que apreciam comer, beber e conversar. Já é um símbolo tradicional e que faz parte da gastronomia da nossa cidade", explicou.
O lanche, que tem em sua base combinações de hambúrguer, ovos, queijo, presunto, alface, tomate, salsicha, bacon, calabresa, com maionese temperada, é um costume enraizado, segundo o parlamentar.
"Sem dúvida o baguncinha, enriquece a gastronomia cuiabana, e ainda, reverenciamos a dedicação e o esforço dos nossos comerciantes que abrem seus estabelecimentos diariamente para atender bem as nossas famílias, a população toda local de um modo geral a diversidade dos seus frequentadores que são recebidos sempre com alegria e respeito, e esse tratamento diferenciado leva à convergência da tradição e vínculo de amizade", apontou.
Não votaram a proposta os vereadores Marcrean Santos (PP), Sargento Joelson (SDD), Dr. Luiz Fernando (Republicanos), Lilo Pinheiro (PDT), Dilemário Alencar (Podemos), o Wilson Kero Kero (Podemos), e o vereador Juca do Guaraná (MDB), que não estava presente e não presidiu a sessão.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!