Cuiabá, 25 de Abril de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 05 de Fevereiro de 2021, 15:25 - A | A

05 de Fevereiro de 2021, 15h:25 - A | A

POLÍTICA / TREM EMPERRADO

Wilson é ‘pai’ de plebiscito sobre VLT, mas não decidiu se apoia movimento de Emanuelzinho

Keka Werneck
Única News



Deputado estadual Wilson Santos (PSDB) seria o “pai” da ideia de fazer um plebiscito para que a população de Cuiabá e Várzea Grande decidisse se quer concluir as obras do VLT nas duas cidades. O eleitorado deveria dizer sim ou não, nas urnas eletrônicas, de forma similar às eleições. No entanto, o projeto ainda está em trâmite na Casa, desde setembro de 2020, e sequer chegou a ser analisado pelas comissões.

Em caso de aprovado o plebiscito, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) seria acionado para organizar a consulta, disponibilizando inclusive espaço na mídia para conscientização dos moradores.

Santos, que é historiador, incluiu no PL a informação de que “na Roma Antiga, o plebiscito era a lei decretada pelo povo romano através da reunião em um comício”. Sendo assim, este seria um recurso democrático antigo para decidir questões polêmicas.

O projeto fala da indignação dos cuiabanos e várzea-grandenses, além dos que moram em ambas as cidades, diante de obras paralisadas, “transformadas em entulhos inconvenientes rasgando e destruindo a paisagem urbana”.

Na audiência sobre VLT ou BRT, nesta quinta (4), o deputado federal Emanuelzinho (PTB) propôs um outro plebiscito para a população escolher entre dois modais que estão sendo postos como opção: VLT ou BRT.

Na audiência, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), defensor do VLT, reivindicou o apoio dos parlamentares para por essa ideia adiante, se dirigindo ao deputado petista Valdir Barranco.

Wilson não comentou se vai se unir a Emanuelzinho no movimento que o federal propõe agora. O Única News não conseguiu ouvir o deputado Barranco, para saber se ele vai encampar a ideia, mas apurou que ainda não houve uma conversa entre eles para amarrar a formação de uma frente.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia